25 de novembro de 2010

Dr Eric Mendes - ex-aluno da ESCM


No dia 19 de Novembro o Dr Eric Mendes, lançou na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI) o seu primeiro livro “Perimetro de Protecção de captação de águas subterrâneas para consumo humano em zonas de montanhas – Caso de estudo da cidade da Covilhã”.
O Dr Eric Mendes completou o 12º ano nesta escola, onde iniciou os seus estudos na área da Geologia seguindo depois para a Universidade de Lisboa onde concluiu o curso de Geologia Aplicada e do Ambiente em 2003. Em 2007 defendeu com sucesso o seu trabalho de mestrado na área de Geotecnia Ambiental. Tem já cerca de 24 artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais. Entretanto, entrou num projecto de doutoramento na UBI, do tipo Universidade-Empresa, com uma bolsa de estudos co-financiada pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e Empresa Beira Vicente. O seu trabalho de doutoramento inclui estudos na zona da Serra da Gardunha, com o objectivo principal de contribuir para uma exploração sustentada da água subterrânea que serve de base a linha de engarrafamento da Água de Nacente Fonte da Fraga.
No livro agora lançado apresenta um caso de estudo da definição do perímetro de protecção de 74 captações de água subterrânea localizadas na Serra da Estrela. Estas captações pertencem à empresa municipal Águas da Covilhã e encontram-se integradas no sistema global de abastecimento público, que serve cojuntamente com o sistema da Barragem da Cova do Viriato, cerca de 30000 habitantes.
Aquelas captações, além de relativa proximidade entre elas são ainda muito singulares em relação ao contexto clássico da optimização de perímetros de protecção. São do tipo minas, drenos, furos semi-horizontais e nascentes, sendo de salientar que estas captações são muito comuns em regiões montanhosas.
Assim, neste trabalho apresenta-se uma metodologia própria que resulta de uma conjugação de quatro métodos ou aspectos: 1) método de Wyssling; 2) aplicação da fórmula expressa no Decreto-Lei nº 382/99 de 22 de Setembro; 3) aspectos geológicos/estruturais e geomorfológicos da envolvente às captações; 4) vulnerabilidade das formações geológicas envolventes às captações.
Esta metodologia poderá ser alargada a outras zonas de montanha sendo de salientar que já foi aplicada a inumeras captações de abastecimento publico de vários municipios portugueses.


Professora Regina Almeida

Sem comentários: