1 de novembro de 2010

Concurso robô bombeiro

No passado dia 17 de Junho de 2010 a equipa ESCM Roboteam participou no Concurso Robô Bombeiro realizado na cidade da Guarda.
Tal como de certa forma já é de costume, as coisas não começaram da melhor forma para a ESCM Roboteam pois, comparando este concurso com o acontecimento mais importante do ano, o Campeonato do mundo de futebol, tal com Portugal se viu à última da hora privado de Nani a ESCM Roboteam viu-se privada também de um dos seus elementos, o aluno André Rodrigues, por isso desta vez a equipa só foi representada pelos alunos Ricardo Santos e Rúben Nascimento e pelo professor José Barbosa.
Mas tirando este pormenor as coisas até começaram bem para a equipa e, desde logo deve-se sublinhar o facto de que o robô escolhido para o cartaz do concurso este ano foi o da ESCM Roboteam.
Agora falando da prestação do robô, o objectivo do concurso é faze-lo andar numa pista com quatro quartos onde há uma vela acesa num deles e o robô tem de a descobrir e apaga-la sem a deitar ao chão. A prova e constituída por três mangas sendo que o vencedor é o robô que conseguir descontar mais pontos à sua pontuação inicial o total das três prestações.
Na primeira manga o Robocov v2 robô da ESCM Roboteam com uma prova quase perfeita uma vez que apagou a vela, o único problema foi que ficou apoiado na mesma o que penalizou-o ficando assim no final da primeira manga em segundo lugar uma vez que só dois robôs tinham conseguido apagar a vela.
Já na segunda manga a coisa não foi tão famosa, pois devido ao facto de uma carpete ter tapado parte de uma linha que indicava a entrada de um quarto, o Robocov v2 baralhou-se logo no primeiro tendo feito uma manga desastrosa e como “castigo” a ESCM Roboteam desceu para o sexto posto da tabela.
E por fim a terceira manga, que pode-se dizer que foi um espelho do concurso, uma vez que o robô começou bem mas acabou mal uma vez que quando já estava no segundo quarto e tudo indicava que ia fazer bem o circuito todo e apagar a vela ele detecta uma chama falsa acabando por ficar no segundo quarto.
Por fim saíram as tabelas e a ESCM Roboteam no final ficou em 5º lugar ocupando o honroso Top 5 numa prova onde participaram 20 equipas ou seja acabou por correr bem mas abaixo das expectativas. E terminando assim a temporada com um 5º lugar a equipa, agora de regresso, vai entrar bem forte este ano, uma vez que no futuro as ambições vão ser as mesmas mas a equipa vai entrar em novos projectos, novos desafios e novos objectivos, incluindo até o recrutamento de novos elementos para o clube.


Rúben Nascimento

Sem comentários: