20 de outubro de 2010

Actividade na sala de aula

No âmbito do estudo do heterónimo de Fernando Pessoa - Alberto Caeiro, realizou-se uma actividade de oficina de escrita na aula de português, onde os alunos da turma B do 12º ano elaboraram alguns poemas. A actividade consistia em associar uma palavra, previamente dada pela professora, a um dos cinco sentidos. O resultado final superou as expectativas.
Andreia Carriço
Estagiária de Português/Espanhol

Joana Gomes n.º 11 – Rebanho
E com o meu rebanho a olhar
Sinto a alegria no ar.

Pedro Esteves n.º 19 – Som
O som dos pássaros a cantar
A todas as pessoas vai encantar.

Joana Roberto n.º 10 – Relva
Sinto o aroma da relva fresca
Que chega até mim com o sabor da liberdade
E a sua cor alegre faz-me rejuvenescer a alma.

Vânia Pais n.º 27 – Pedra
Pedra, um objecto frio e triste,
Mas puro e natural
Que me leva para a natureza divinal.

André Madaleno n.º2 – Gente
Vê-se tanta dessa gente,
Que lhes dói puxar pela mente…

Filipe Costa n.º 7 – Poeira
O meu olhar no meio da poeira
É como um doente com cegueira.

Inês Fonseca n.º 9 – Chuva
Quando a chuva cai e a claridade desaparece
O cheiro húmido anuncia a chegada do tempo frio.

Sílvia Rodrigues n.º24 – Fruto
Levantando o olhar vejo-te, belo fruto.
Fruto pecador que dás tanto sabor
A quem te consegue provar.

Eduarda Morais n.º 29 – Erva
E sentindo a erva que cresce, devagar, debaixo de mim,
Sei que sou como ela, e cresço,
Amadureço, até que alcanço o meu fim.

Sem comentários: