29 de maio de 2010

Visita de Estudo a Castelo Branco - 92C e 92E

No dia 19 de Maio de 2010, as turmas do Curso CEF, Operador de Fotografia, 92C e E realizaram uma Visita de Estudo a Castelo Branco, acompanhados pelos professores Alexandre Saraiva e Fátima Jacinto. A chegada à cidade deu-se por volta das 10:20, onde o grupo teve oportunidade de visitar a DinoExpo, uma exposição de Dinossáurios do Mundo, promovida pela empresa holandesa Creatures & Features. Nesta exposição encontram-se esqueletos e crânios de dinossáurios, ovos, ninhos, ovos com embriões, garras e dentes. Conta também com aves e répteis voadores, contemporâneos dos dinossáurios. Foi ainda projectado um vídeo que mostra a escavação de um fóssil real, proveniente dos EUA. O grupo teve ao seu dispor uma guia, que além de identificar todas as peças, também respondeu a questões que os alunos iam colocando. Além de réplicas provenientes dos quatro cantos do mundo, a DinoExpo mostra também alguns fósseis reais de dinossáurios de Portugal.
Após a exposição, o grupo dirigiu-se à Escola EB 2/3 João Rióz, onde almoçou. Findo o almoço, seguiu-se uma visita a alguns locais mais emblemáticos da cidade, nomeadamente o Castelo dos Templários, o mais importante registo histórico-militar da cidade, bem como o seu miradouro, contemplando a bela paisagem da cidade; o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, onde tiveram oportunidade de ver a sua vasta colecção, que inclui achados arqueológicos, tapeçarias do séc. XVI e arte primitiva portuguesa, bem como os famosos Bordados de “Castelo Branco”; o Jardim do Paço, de estilo barroco, criado no séc. XVIII, que está organizado num padrão formal em torno de um conjunto de estátuas de granito que representam vários temas, incluindo alguns Santos, os Apóstolos, os reis de Portugal, os signos do zodíaco, etc.
Finalmente, o grupo visitou o Parque da Cidade, onde também aproveitou para confraternizar.

Nesta Visita de Estudo os alunos tiveram oportunidade de, mais uma vez, pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas técnicas do curso, fazendo toda a reportagem fotográfica.
O balanço final foi bastante positivo e os alunos mostraram-se muito interessados e motivados.

A Professora: Fátima Jacinto

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi mesmo fixe a visita! Ficamos a saber mais um pouco sobre a Era pré-historica! Eu gostei, eu e todos.... :D Ass: Luis Messias!

AMM disse...

Estou muito orgulhosa dos meus alunos do 92C. Eu “avisei” que o empenho e o trabalho compensam! Como vêem os resultados surgem, a satisfação está presente e a nossa/vossa auto-estima aumenta. Estão de parabéns também os alunos do 92E que, de partida para o estágio, levam experiências novas e conhecimentos adquiridos.
E finalmente, aos professores de Artes – Fátima Jacinto, Alexandre Saraiva, Paula Canhoto, Fernando Santos e Sérgio Simões - MUITOS PARABÉNS pelo excelente trabalho que desenvolveram com estes alunos.