30 de abril de 2009

Artes é na Campos Melo

O Nelson Bernardo, do 10º ano do curso de Artes ganhou o VI prémio Pilar Moreno, num concurso intitulado "Um Viage Cultural a Espanã".
O concurso é organizado pelo Conselho de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal, por Dona Pilar Moreno Díaz de Peña e pelo Ministério da Educação de Portugal.
O logotipo criado irá integrar todos os documentos oficiais das embaixadas espanholas.
O aluno, a Professora Cristina Maria dos Santos e a escola Campos Melo estão de parabéns.

29 de abril de 2009

Dia Mundial da Dança



.
.


Adenda: com os agradecimentos à professora Anabela Magalhães

27 de abril de 2009

Ainda na Semana da Leitura...


que decorreu entre os dias 20 e 24 de Abril

a Biblioteca, em colaboração com o Departamento de Línguas Românicas, preparou algumas actividades para assinalar esta data, destacando o prazer da leitura assim como o papel que o livro deve ocupar na vida de cada um.


No dia 23 de Abril, Dia do Livro e dos Direitos de Autor, António Matos e Natacha Andrade , alunos do 10º B, dramatizaram o poema de António Gedeão, «Lágrima de Preta» enquanto que Carolina Santos do 10º C, mostrando como se pode apresentar um Contrato de Leitura, deu a conhecer a biografia de Julie Andrews.


Existem ainda outros motivos para se visitar a Biblioteca, aqui fica o convite.


A Professora Coordenadora da BECRE: Isabel Lino

26 de abril de 2009

Os alunos ensinam Matemática aos pais

Na passada sexta-feira, os alunos de 9º Ano receberam os pais, irmãos e tios para um workshop sobre Matemática.
Foram os próprios alunos que orientaram os trabalhos e envolvendo de forma entusiástica os participantes, trabalharam com eles o número de ouro e as suas implicações na vida de hoje; mostraram a arte dos origamis, sempre surpreendentes nas formas; usaram as novas tecnologias, computadores e quadros interactivos; estudaram simetrias e outras isometrias; jogaram hexa e rastros; calcularam distâncias inacessíveis, construindo quadrantes e ensinando a usá-los; entre muitas outras actividades.
Os pais, à semelhança do que aconteceu com as sessões de 7º e 8º anos, já ocorridas nos períodos anteriores, aderiram de forma empenhada, mostrando interesse em que tais sessões se venham a repetir.

Para os alunos foi “o máximo”, puderam falar para pequenos públicos, coordenar ideias, procedimentos e raciocínios matemáticos e expô-los de forma clara. Apesar de se realizar ao fim de tarde, os pais não arredaram pé enquanto não percorreram todos os “stands” pelo que a sessão só terminou pelas 21 horas.

.

25 de abril de 2009

25 de Abril, sempre!

Há 35 anos uma revolução fez-se a pensar num futuro de liberdade, paz, justiça social, solidariedade.
É em nome de todos esses valores que hoje trago aqui a Teresa.
O que lhe aconteceu pode acontecer a qualquer um de nós.
Divulgue e PARTICIPE .
.
.

.
.

A história do 25 de Abril

A autora deste projecto Scratch é portuguesa, tem apenas 11 anos, vive em Leiria, chama-se Madalena Gouveia e é a prova viva de como as novas tecnologias são mais um meio (Não um fim, como alguns parecem crer) para crescer, aprender, pensar.

Meninos, do Abril sonhado, que os cravos floresçam para sempre nas vossas vidas!
.
Saiba mais sobre este projecto

A Madalena é também autora dos sítios que, com gosto, se divulgam:

Pomarão http://pomarao.blogspot.com/

Lápis de grafite http://lapisdegrafite.freehostia.com/

Raposinha http://raposinha.blogs.sapo.pt/


Para saber mais sobre o admirável mundo do Scratch, visite o blogue, sempre inspirador, da professora Teresa Marques, Tempo de Teia, e os dos seus meninos: GT Scratch, geração Best, Clube Scratch time.
.

24 de abril de 2009

Dança, que o teu mal espanta

Dança, que o teu mal espanta!
Nesta sexta-feira dia 24 à tarde, o Grupo de Danças Regionais da Escola Secundária Campos Melo, participou na “Festa dos Avós” no Colégio das Freiras na nossa cidade, onde os seus elementos, dançaram algumas modinhas do nosso país.

A foto é dos ensaios do grupo de danças regionais da escola.


A Profª Ana Paula Fernandes

Alunos ensinam os Pais


É hoje:

Explorar, Jogar e Descobrir.

Os alunos do 9º ano ensinam os pais.

Isometrias, ilusões de óptica, construção do quadrante, jogos matemáticos,
dígitos do BI, o Número de Ouro e construção de origamis são alguns dos temas
a trabalhar na sala 1.

Afinal ...

A MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA PARA TODOS.

23 de abril de 2009

Semana da Leitura






O Professor Dr. Manuel dos Santos Lima, o "menino negro" que fez 800 KM de comboio, para fazer o exame de admissão ao Liceu, lá longe em Angola, percorreu o mundo ao longo dos seus 74 anos e veio, ontem, à nossa escola dar o seu testemunho de vida, perante um auditório repleto encantado e rendido às suas palavras, vivências e humor...
Homem de convicções e valores, foi dos primeiros oficiais negros do exército português, referenciado pela PIDE desertor por não concordar com o colonialismo, membro do Comité Director do MPLA, fundador e 1º comandante do EPLA (Exército Popular de Libertação de Angola), do qual se afasta desiludido, para prosseguir os seus estudos e vida académica na Suíça, terminando há dois anos como Reitor da Universidade Lusíada de Luanda. É autor de dois romances: "Anões e Pedintes" e "As lágrimas e o Vento" que nos dão uma imagem objectiva, lúcida, crítica, sem "máscaras" da realidade africana. O nosso Bem-Haja pela magnífica lição de História e Humanismo, contada na primeira pessoa.

A Professora
Maria José Ivo

Exposição sobre Ambiente




A turma de Gestão Ambiental comunica a divulgação da exposição sobre “ambiente, energias renováveis e planeta terra” disponibilizada pela Associação Queiró, uma Associação para a Floresta, Caça e Pesca. Foi criada com um propósito, de aprender a trabalhar e a conviver com a floresta e criar condições para a sua auto-sustentabilidade. Aposta em planos de acção integrados para a floresta que contemplem a sua defesa, a sua regulação em termos de ecossistema, o reforço e equilíbrio da sua biodiversidade, e a valorização e aproveitamento do seu potencial científico, cultural, social, económico e turístico. Procura rentabilizar os seus recursos múltiplos incluindo as espécies cinegéticas, aquícolas e apícolas bem como a microbiologia e as plantas aromáticas e medicinais, ….
A escola, através do curso de Gestão Ambiental comemora o dia Mundial da Terra (assinalado a 22 de Abril) com uma exposição de painéis no átrio da escola, dedicados à defesa do ambiente e à sustentabilidade na Terra. No dia 24 de Abril é dia de palestra, com os representantes da associação que responderão a perguntas colocadas pela plateia.

Voltámos a Estremoz








Voltámos a Estremoz.
As turmas A, B e C, do 11º ano deslocaram-se a Estremoz para, no âmbito da disciplina de Biologia/Geologia, visitarem o Centro de Ciência Viva de Estremoz e conhecer a indústria extractiva de mármore na região.
A visita, que já se tornou um must, permitiu aos alunos da disciplina relembrarem conceitos, aprenderem novas perspectivas sobre Geologia e integrarem os conhecimentos adquiridos nas aulas, com os modelos interactivos expostos neste centro, dedicado à Geologia da região do Alentejo.
Para o ano haverá mais.

22 de abril de 2009

Semana da Leitura


Está a decorrer, na nossa Escola, de 20 a 24 de Abril, a Semana da Leitura.

Aqui vai o PROGRAMA:


Dia 22 – 10 h: Palestra “Portugal e o domínio colonial”, pelo Prof. Dr. Manuel dos Santos Lima
(Um Homem, Um Escritor, Um Chefe – Militar… fala com os alunos dos 11º e 12º Anos)


Local : Auditório

Dia 23 – DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

10h: Testemunhos de Leitura (7º e 10º Anos)
. O contrato de leitura – Carolina Santos (10ºC)
. Dramatização do poema “Lágrima de Preta”, de António Gedeão – António Matos e Natacha Andrade (10º B)

. Divulgação das obras recentemente adquiridas
. Distribuição de marcadores

Local : BE/CRE

Dia 24 – À Conversa com o jovem escritor Pedro Pereira
(ex-aluno da ESCM fala aos alunos do 7ºe 8º Anos)
Local : Auditório

Ao longo da semana: Leitura expressiva e recreativa nas aulas de Português.

Bispo da Guarda visita a Escola



D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da diocese da Guarda esteve em visita à escola, na passada sexta-feira, dia 17 de Abril.
A vinda à nossa escola insere-se na visita canónica que o Sr. Bispo fará a todas as paróquias do Arciprestado da Covilhã, durante os próximos dias.
D. Manuel da Rocha Felício foi recebido pelo Conselho Executivo e conversou mais tarde, com alunos, funcionários e professores, na biblioteca da escola, sobre ensino e educação.

20 de abril de 2009

Projecto Electrão - balanço final

"O Projecto “Escola Electrão” é um projecto da AMB3E, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, do qual a nossa Escola é parte integrante.
Consistiu numa acção de recolha de Resíduos Eléctricos e Electrónicos, que não devem ser depositados no lixo comum, por possuírem componentes altamente prejudiciais para o meio ambiente.
O Ponto Electrão, contentor para recolha desses equipamentos esteve colocado na nossa Escola na semana de onze a dezanove de Março.
Cada elemento da nossa comunidade escolar contribuiu com um equipamento eléctrico e electrónico “velho” ou danificado, em desuso; de forma ambientalmente correcta, e o resultado é visível nas fotografias.
Agradece-se à Comunidade Escolar todo o contributo prestado em mais um projecto a nível nacional, que a nossa Escola abraçou."



Os docentes responsáveis
Professores João Paulo Patrício, Américo Mendes e Cristina Lourenço

18 de abril de 2009

Olímpíadas da Astronomia

Cinco alunos do 11º A participaram esta semana, no laboratório de Altas Energias e Gravitação da UBI, na eliminatória Regional das Olimpíadas da Astronomia.
A decorrerem no ano Internacional da Astronomia, estas Olimpíadas têm duas eliminatórias, a segunda é Nacional e decorre dia 9 de Junho no Centro de Ciência Viva de Constância.
Aguarda-se agora a publicação dos resultadaos e saber se a equipa vai ou não à fase final.

16 de abril de 2009

Ainda... a Voz

.

Já que é dia da voz, aqui fica uma digna de ser ouvida.
Esta "história" mostra, também, como a aparência é ilusória. Clique na imagem para ver e ouvir.
.
.
por sugestão da 3za

Dia Mundial da Voz

A voz é, sem lugar a dúvida, o principal instrumento do trabalho dos professores. Muitos sofrem por estafa e má utilização do aparelho fonador.
.
Deixamos o endereço do site do Dia Mundial da Voz (www.diamundialdavoz.com), que contém informações a consultar.

14 de abril de 2009

Vida o Poema

A vida é um poema muito lindo
Se assim a quisermos fazer
Nem tudo serão rosas
Mas tudo faremos para vencer!
Coisas más e coisas boas
Coisas tristes e coisas alegres
Tudo se junta num bolo
Só temos de separar as pestes!
A vida é o maior poema
Desde que nascemos até ao morrer
Mas enquanto a vivemos
Temos de aproveitar e fazer tudo para a merecer!
Não vale a pena andarmos tristes
E se tristes estamos temos de nos alegrar
E com essa alegria contagiar os outros
Para do poema fazer algo de encantar!
E se estivermos sempre alegres
Com essa alegria podemos ajudar
Todos os que quisermos
E que se deixem libertar...

2 de abril de 2009

Dia Internacional do Livro Infantil

.
Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil
Eu sou o mundo
Eu sou o mundo e o mundo sou eu,
porque, com o meu livro,
posso ser tudo o que quiser.
Palavras e imagens, verso e prosa
levam-me a lugares a um tempo próximos e distantes.
Na terra dos sultões e do ouro,
há mil histórias a descobrir.
Tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
génios, vampiros e Sindbades
contam os seus segredos a Xerazade.
Com cada palavra de cada página
viajo pelo tempo e pelo espaço
e, nas asas da fantasia,
o meu espírito atravessa terra e mar.
Quanto mais leio mais compreendo
que com o meu livro
estarei sempre
na melhor das companhias.
.
Hani D. El-Masri
Tradução: José António Gomes
.

Hani D. El-Masri
Ilustrador e profissional de cinema, nascido no Cairo, Egipto, em 1951, Hani El-Masri foi educado pelos Jesuítas, tendo mais tarde ingressado no Colégio de Belas Artes do Cairo. Emigrou para os Estados Unidos aos trinta e cinco anos. Ali, entrou para a Walt Disney Imagineering, em 1990, onde trabalhou como desenhador conceptual durante cinco anos. Na Imagineering, participou em projectos como o Disneyland’s ToonTown, o Disneyland’s Critter Country de Tóquio, o Museu Infantil de Baltimore, e o Arabian Coast do recentemente inaugurado Tokyo Disney Seas. Em 1995, Hani trabalhou como artista de desenvolvimento visual de projectos na película de animação O Príncipe do Egipto, assim como em A Estrada para El Dorado e Spirit: o corcel indomável.
Mais tarde, trabalhou na película Osmosis Jones. Regressado ao Egipto, dedica-se, desde 2005, à realização da sua própria versão para crianças de As mil e uma noites, em forma de livro. Foi premiado como melhor ilustrador pela saga de Xerazade no prémio Suzanne Mubarak, outorgado pelo Egyptian Board on Books for Young People (EBBY).
A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil), Secção Portuguesa do IBBY.
.

1 de abril de 2009

Peça do Mês de Abril 2009


Barómetro Metálico de Bourdon
Esta peça serve para medir as variações de pressão atmosférica.
Esta peça encontra-se registada no inventário de 1893 da Escola Industrial Campos Melo.
Com o valoroso contributo dos colegas do Clube do Museu e do colega João Boléo na reportagem gráfica.

Dia das Ciências Experimentais e da Matemática




A reportagem completa do dia das Ciências Experimentais e da Matemática, na nossa escola.