14 de outubro de 2008

Outubro na Biblioteca Escolar II

O que é a CDU?

A CDU, Classificação Decimal Universal, é o instrumento que uniformiza os critérios de classificação e controla os índices CDU na Biblioteca Nacional de todo o tipo de documentos. Esta classificação é utilizada hoje em dia em qualquer biblioteca organizada.
A BE/CRE da nossa Escola segue este modelo de organização facilitando a consulta do fundo documental disponível, tanto para o material livro como para o não livro.
A tabela de classificação CDU contém os índices 0 a 9, que cobrem todos os ramos do conhecimento a um nível geral, e as divisões auxiliares autorizadas para combinação com as classes principais. Os níveis de desenvolvimento dos índices, nas várias classes, são resultado das necessidades de cada biblioteca e também da natureza das colecções.
A colecção da BE/CRE está arrumada no espaço físico da Biblioteca, de forma a que todos os utilizadores sejam capazes de encontrar o que procuram, uma vez que a classificação organiza de forma visível, os materiais disponíveis.
No que diz respeito ao material livro, ele está localizado nas diversas estantes, de uma forma sequencial e devidamente etiquetado. O utilizador pode, em primeiro lugar, procurar um grande tema e, de seguida, tornar a sua procura mais específica em cada prateleira, que também contém informação visível.
Segue-se uma listagem de cotas que correspondem aos grandes temas arrumados nas estantes da nossa BE/CRE.
0 - GENERALIDADES
1 - FILOSOFIA
2 - RELIGIÃO
3 - CIÊNCIAS SOCIAIS
5 - MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS
6 - CIÊNCIAS APLICADAS, MEDICINA, TECNOLOGIA
7 - ARTE, DESPORTO
8 - LÍNGUA, LINGUÍSTICA, LITERATURA
9 - GEOGRAFIA, BIOGRAFIA, HISTÓRIA
.
.
Nota: Esta entrada foi publicada por nós, alunos do 8ºB, novos membros do clube do jornal.
BB, CGM e NRD

3 comentários:

Anónimo disse...

parabéns malta o que se precisa aqui é gente dinâmica e com sangue novo

Anónimo disse...

A Equipa da BE/CRE agradece a colaboração dos alunos do 8ºB!!

NRD disse...

Em meu nome e dos meus colegas agradeço o incentivo.