30 de dezembro de 2014

23 de dezembro de 2014

18 de dezembro de 2014

Técnica de elaboração de leito aberto e leito ocupado


Os alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, do 11º ano, aprenderam as técnicas envolvidas na elaboração de camas abertas, que são executadas quando estas se encontram na iminência de serem ocupadas por um utente e a elaboração de leitos ocupados, quando as camas se encontram ocupadas por um utente com mobilização limitada.
As técnicas foram aprendidas durante as aulas de Higiene, Segurança e Condições Gerais de Saúde, segundo a metodologia do Role – Playing e tiveram em conta as normas para elaboração de leitos vigentes nos centros hospitalares da região.
Aqui fica o registo de algumas destas aulas práticas realizadas na sala do PES, através das fotografias.
                                                            O professor de HSCGS:Professor Steven Casteleiro



16 de dezembro de 2014

Alunos do Curso Profissional Técnico de Receção contactam com a Agência de Viagens Abreu


No âmbito do módulo nº 13: Agências de Viagens e Transportes, os alunos do 12º F -  do Curso Profissional Técnico de Receção, acompanhados pelas professoras Ana Paula Fernandes e Rosa Macedo,  deslocaram-se até ao SerraShopping, no passado dia 9,  para visitarem a Agência de Viagens Abreu.
Os alunos contactaram com os profissionais de turismo que lhes explicaram o papel e funções das agências de viagens.
Puderam também observar como funciona a plataforma eletrónica  de reservas “Galileu”.
As professoras: Ana Paula Fernandes e Rosa Macedo





Uma aula diferente: Curso Profissional Técnico de Comércio Compras na ESCM – Plataforma eletrónica “Gatewit”


Numa das aulas de Comunicar no Ponto de Venda, os alunos do 10º F -  do Curso Profissional Técnico de Comércio,  tiveram a oportunidade de ouvir as explicações dadas pelas responsáveis pelas compras, para os bares e refeitório da ESCM.
A Subdiretora Drª.  Mª do Amparo, explicou e mostrou-lhes, todos os procedimentos referentes à preparação do concurso público, para a aquisição de bens, utilizando a plataforma eletrónica “Gatewit”.
A  D. Alexandrina, deu o seu testemunho,  no que concerne às encomendas dos produtos e a  D. São,  explicou todos os procedimentos referentes à  receção dos mesmos mo refeitório.
Os alunos  mostraram-se interessados, registaram  todas as explicações que iam ouvindo e  no final da sessão, tiveram que elaborar um relatório sobre as informações que lhes foram transmitidas.
A professora: Ana Paula Fernandes



10 de dezembro de 2014

Concurso Quem é Quem?

Entrega de uma  lembrança aos premiados do Concurso Quem é Quem?
1º Prémio  - Olga Fazenda
2º Prémio - ex-aequo - Carla Robalo, Cecília Fabião e José Manuel Rodrigues




9 de dezembro de 2014

Concurso "Candeeiros com cortiça" | Green Cork Escolas 2014/15

2015 é o Ano Internacional da Luz e por isso, o Green Cork Escolas 2014/15 lançou um desafio às escolas de sensibilizarem os alunos a poupar energia através da construção de candeeiros com cortiça. O candeeiro vencedor será a nova mascote do Green Cork Escolas.

A nossa escola abraçou o projeto com todo o entusiasmo.

A seleção dos vencedores será feita pelo júri do Green Cork mas a animação das redes sociais e os "Gostos" contará para a avaliação do júri.

Por isso vamos ajudar a nossa escola com "gostos"!
Candeeiro com Cortiça - Green Cork Escolas 2014/15
Grupo III: Secundário 
Escola: Secundária Campos Melo, Covilhã
Vota no Candeeiro da ESCM aqui

8 de dezembro de 2014

Agenda - DEZEMBRO - ESCM


Presépios


As turmas 10ºH, 11ºI e 12ºE, marcam presença na exposição de presépios, promovida pela Câmara Municipal da Covilhã e a Santa Casa da Misericórdia, com o seu original painel, produzido na Oficina de Tecnologias da ESCM, tendo ainda o 11º F participado com um presépio produzido na Oficina de Artes da ESCM. Estas produções tiveram a supervisão dos professores das disciplinas técnicas. 

A exposição pode ser visitada na Igreja da Misericórdia, entre os dias 9 de dezembro e 1 de janeiro/2015

Academia Júnior de Ciências - UBI

Abre no dia 10 de dezembro a Academia Júnior de Ciências da UBI que trará à universidade os melhores alunos das escolas secundárias da região. Matemática, Física e Química são as áreas em destaque.
Parabéns aos nossos 3 alunos selecionados: Célia Pais, Mariana Almeida e Pedro Coelho.

6 de dezembro de 2014

"Quem é quem?"

No âmbito do módulo nº 11 "Princípios básicos de organização e gestão de eventos da disciplina de OTR - 12º F -  Curso Profissional Técnico de receção, um grupo de alunos: Paula, Bruna e Márcio, organizaram o evento que está a decorrer na BECRE: Exposição de fotografias, de professores e funcionários da ESCM, na faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade, seguido de um  concurso "Quem é quem?".





Erasmus+

O Programa Erasmus+ tem dado novos mundos ao mundo. É um projeto que permite muito mais do que o intercâmbio de pessoas, promove a partilha de culturas, de formas de vida, de histórias de um povo. Assim aconteceu na nossa escola durante uma semana.
Foi com grande entusiamo que a Drª Leonor Lobo e todo o grupo de Inglês abriram as portas da Campos Melo ao país que foi o berço da cultura – a Grécia. De lá, trouxeram a Drª Effrosyne Argyrion, professora de Inglês na 1st Senior High School of Acharnes, para conhecer de perto a realidade escolar do nosso país. Ao longo da sua estadia, contactou com professores e assumiu o lugar das suas homónimas, para espanto de todos os alunos que a ouviram e satisfizeram curiosidades em diálogos enriquecedores. Falou do país, dos jovens e alunos, da atualidade e dos pojetos daqueles que, como eles, ocupam os bancos de escola da sua Atenas.
No final, ainda nos brindou com uma “Comunidade de Investigadores” especial, em que dissertou sobre o sistema de ensino Grécia. Com uma simpatia e sentido de humor por todos reconhecidos, esclareceu todas as dúvidas colocadas e fez-se a desejada partilha de experiências, de amores e desamores da vida das escolas.  
E como em inglês nos entendemos, ficámos a saber que adorou a estadia e levou a nossa escola e aqueles com que privou no coração. De cá, carrega uma mão cheia de emoções e novidades para contar aos seus alunos e colegas, sendo que regressou às origens com a convicção de ter estado numa escola extraordinária, onde viu muito trabalho, organização, respeito e bom relacionamento entre todos. Muito obrigada ao Programa Erasmus+ Job Shadowing e à nossa colega Effrosyne!