6 de dezembro de 2014

Erasmus+

O Programa Erasmus+ tem dado novos mundos ao mundo. É um projeto que permite muito mais do que o intercâmbio de pessoas, promove a partilha de culturas, de formas de vida, de histórias de um povo. Assim aconteceu na nossa escola durante uma semana.
Foi com grande entusiamo que a Drª Leonor Lobo e todo o grupo de Inglês abriram as portas da Campos Melo ao país que foi o berço da cultura – a Grécia. De lá, trouxeram a Drª Effrosyne Argyrion, professora de Inglês na 1st Senior High School of Acharnes, para conhecer de perto a realidade escolar do nosso país. Ao longo da sua estadia, contactou com professores e assumiu o lugar das suas homónimas, para espanto de todos os alunos que a ouviram e satisfizeram curiosidades em diálogos enriquecedores. Falou do país, dos jovens e alunos, da atualidade e dos pojetos daqueles que, como eles, ocupam os bancos de escola da sua Atenas.
No final, ainda nos brindou com uma “Comunidade de Investigadores” especial, em que dissertou sobre o sistema de ensino Grécia. Com uma simpatia e sentido de humor por todos reconhecidos, esclareceu todas as dúvidas colocadas e fez-se a desejada partilha de experiências, de amores e desamores da vida das escolas.  
E como em inglês nos entendemos, ficámos a saber que adorou a estadia e levou a nossa escola e aqueles com que privou no coração. De cá, carrega uma mão cheia de emoções e novidades para contar aos seus alunos e colegas, sendo que regressou às origens com a convicção de ter estado numa escola extraordinária, onde viu muito trabalho, organização, respeito e bom relacionamento entre todos. Muito obrigada ao Programa Erasmus+ Job Shadowing e à nossa colega Effrosyne!

Sem comentários: