1 de abril de 2014

Visita de Estudo a Ílhavo e Aveiro

     Alunos e professores da  Escola Secundária Campos Melo, visitaram empresas com história:
Ilhavo - Fábrica de Porcelana  da Vista Alegre
Aveiro - Fábrica de Ovos Moles Maria da Apresentação da Cruz, Herds.

No dia 25 de março de 2014, os alunos dos Cursos Técnico Profissional de Secretariado, Técnico Profissional de Organização de Eventos e o Curso de Educação e Formação de Assistente Administrativo, acompanhados pelos professores das disciplinas da componente técnica, visitaram empresas com história nomeadamente: a Fábrica de Porcelana  da Vista Alegre em Ílhavo e a Fábrica de Ovos Moles Maria da Apresentação da Cruz, Herds. em Aveiro.
A empresa Vista Alegre nasceu em 1824, com as ideias de um homem moderno do século XIX, José Ferreira Pinto Basto, que, influenciado pelo sucesso da fábrica de vidro da Marinha Grande, decide criar uma fábrica de “porcelanas, vidro e processos químicos”.
A Fábrica de Porcelana da Vista Alegre deu-nos, através da organização da visita ao circuito industrial, a oportunidade de descobrir os segredos de fabrico desta arte centenária e, ao mesmo tempo, proporcionou aos alunos o conhecer “por dentro” uma das mais prestigiadas indústrias de cerâmica do nosso país e a 6ª maior fábrica de porcelanas do mundo!
A visita guiada ao processo de fabrico permitiu-nos acompanhar o produto cerâmico desde as fases iniciais de produção até ao produto final, valorizando as qualidades técnica e artística que, ao longo dos anos, concederam à Vista Alegre um lugar de destaque a nível nacional e internacional.
Nas lojas da Fábrica podiam  comprar-se objetos de primeira e segunda escolhas a preços acessíveis.
Após o almoço no Fórum Aveiro, dirigimo-nos  à porta do nº37 da Rua D. Jorge Lencastre, onde se localiza a casa Maria da Apresentação da Cruz, Herdeiros, a funcionar desde 1882, é a  empresa que se dedica à confecção dos Ovos moles de Aveiro, com mais tradição. Reconhecidos como uma marca emblemática na tradição gastronómica Portuguesa, de origem conventual,  a D.ª Silvina – 83 anos, dá continuidade ao negócio de família.
A forma como é apresentado este doce é que o torna peculiar. Pode ser em pequenas barricas de madeira, decoradas com pinturas locais ou sob a forma de miniaturas de plantas e animais marinhos.
Ao mesmo tempo que se ía visionando um vídeo, onde ensinavam a confecionar os ovos moles, os visitantes poderam  participar, procedendo ao enchimento e corte daqueles doces, logo surgiram alunos e professores como voluntários,  para aquele trabalho. No final da visita tivemos a oportunidade de degustar e comprar aquele tão saboroso doce.
Regressámos todos muito satisfeitos, porque tinhamos realizado duas  visitas muito proveitosas, e cujos objetivos foram cumpridos.


Ana Paula Fernandes




Sem comentários: