21 de fevereiro de 2013

Os temas do Parlamento dos Jovens analisados por quem mais sabe


No dia 15 de fevereiro de 2013, realizou-se na Escola Secundária Campos Melo uma palestra subordinada aos temas do Parlamento dos Jovens 2012/13. Esta sessão teve lugar no auditório da nossa escola, com uma duração aproximada de 90 minutos.
Hoje em dia, como todos nós sabemos, “crise” é já uma palavra que consta no nosso vocabulário do quotidiano. Mas será que nós enquanto jovens já nos dignamos pensar durante sequer dois segundos sobre o verdadeiro significado desta palavra, e se já, como a solucionar? O primeiro passo para mudar, é detetar onde está o problema, não é verdade? Então, é este o tema para o ensino básico este ano: «Como ultrapassar a crise?», e uma das muitas causas desta “crise” é o desemprego que continua dia após dia a aumentar. Aqui está o tema para o ensino secundário: «Os jovens e o emprego. Que futuro?».
Boa pergunta… Então ainda bem que, o jornalista António Tavares da Gazeta do Interior e o jornalista e director do Jornal do Fundão, Nuno Francisco, vieram fazer-nos uma breve visita para que nos pudessem esclarecer e tirar algumas dúvidas sobre os temas. A sua visão sobre estes assuntos, despertou-nos um maior interesse e responsabilidade em relação ao nosso país e aos seus reais problemas. Engenheiros, médicos, professores, e até membros do governo, quem desempenhará estes cargos e assumirá a responsabilidade necessária ao desenvolvimento de Portugal no futuro? NÓS!
Tal como nos transmitiram e muito bem: «O futuro de Portugal está nas nossas mãos!»

Maria Rita Garcia, 8º ano, 13 anos




Sem comentários: