29 de julho de 2011

ATL 2011 na ESCM

Mais um ano lectivo se passou, para a maior parte dos alunos e mais uma vez a ESCM organizou um ATL, recheado de atividades e repleto de muita alegria e camaradagem.
De 27 de Junho a 08 de Julho, 24 participantes dedicaram os seus dias à aprendizagem de diversas matérias, à criatividade, à atividade física, à descoberta, entre muitas outras coisas. Houve de tudo, menos aborrecimento, descanso e desmotivação.
Apesar de alguns contratempos, foi uma atividade que correu muito bem tendo em conta a avaliação feita pelos próprios participantes, pelos professores e assistentes operacionais intervenientes e por mim própria.
Deixo, por fim, um agradecimento aos participantes, por terem tido, de um modo geral, um comportamento correto e por se terem envolvido de uma forma muito positiva, em todas as atividades. Aos professores, que dedicaram muito do seu tempo, a preparar, elaborar e apresentar tarefas diversificadas e interessantes e se empenharam em criar um clima de ensino-aprendizagem alegre, descontraído e simultaneamente exigente. Aos assistentes operacionais pela sua colaboração na conjugação de esforços para que tudo corressse da melhor maneira e pela simpatia.
Porque uma imagem vale mais que mil palavras, deixo umas quantas para mais tarde recordar ...


Professora de Educação Física: Ana Paula Rocha







28 de julho de 2011

Uma bebé coruja na ESCM

"Quando hoje de manhã os funcionários da portaria chegaram à escola encontraram, junto ao portão inferior, a pequena bebé coruja que por ali andava um pouco assustada e desorientada.
Telefonámos logo para o número de Protecção à Floresta (117) e ao fim de algum tempo, a GNR levou a coruja para o Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco.
Agora esperamos que os técnicos do ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade) consigam encontrar uma solução adequada para a pequena ave, que na tradição académica representa, como lembrou a Professora de Biologia DrªRegina Conceição, o símbolo da sapiência".


O Professor de Biologia: Steven Casteleiro







17 de julho de 2011

92C - Formação em Contexto de Trabalho

Os alunos do Curso de Educação e Formação Operador de Fotografia 92C concluíram a sua Formação em Contexto de Trabalho, um estágio profissional que os alunos frequentam no final de dois anos de frequência do curso que lhes permite um contacto com as práticas reais de trabalho.
Os alunos finalizaram com sucesso a Formação em Contexto de Trabalho, tendo sido, na sua maioria, bastante elogiados pelos monitores das respectivas empresas. É de realçar que três dos seis alunos foram convidados a continuar a executar algumas tarefas durante as férias de Verão.
Agradeço às empresas que connosco colaboraram e que tornaram possível a concretização desta parte da formação tão importante para o futuro dos nossos alunos.
Elaboraram ainda a Prova de Avaliação Final, o último momento de avaliação do Curso, tendo todos concluído com êxito a prova, são agora: Operadores de Fotografia.

Parabéns!



A Coordenadora de Curso: Paula Canhoto















Dois anos de trabalho, de convívio, de algumas arrelias (é certo), mas fica a satisfação de ter, mais uma vez, ajudado um grupo de jovens a crescer e a percorrer mais uma etapa do seu caminho.


À Ana do Carmo, à Irina, à Tatiana, ao Daniel, ao Fábio, ao João e ao Luís desejo as maiores felicidades e deixo mais um conselho: sejam persistentes e lutem pelos vossos sonhos porque...vale sempre a pena!!




A Directora de Turma: Ana Maria Moura

14 de julho de 2011

Clube de Robótica - Mais um prémio!

No dia 9 de julho de 2011 a Escola Secundária Campos Melo esteve, mais uma vez, representada no Concurso Robô Bombeiro 2011, organizado pelo Instituto Politécnico da Guarda, com a equipa ESCM Roboteam.


Entrevista com os membros do Júri


Entre as 19 equipas participantes, provenientes de vários locais do país, a equipa constituída pelos alunos Ricardo Santos (10ºA), Luís Afonso (10ºB) e Rúben Nascimento (10ºC) com o robô Robocov 2, obteve o 4º lugar na competição Standard.


O robô robocov 2



No final, para reforçar este ótimo resultado, foi com grande satisfação que a equipa ESCM Roboteam recebeu o Prémio Especial – Espírito de Inventor, atribuído pelo Júri, no valor de 100€.



A equipa ESCM Roboteam (Rúben Nascimento, Luís Afonso e Ricardo Santos)


O Júri justificou a atribuição do prémio destacando o facto de o robô ter sido construído de raiz e de forma compacta e também por integrar na cabeça giratória o sensor de temperatura e o sistema de projeção de água e usar uma roda omnidirecional.


O Clube de Robótica



12 de julho de 2011

91C - Prática em Contexto de Formação Interna na Escola

Os alunos do Curso de Educação e Formação de Assistente Administrativo (91ºC) desenvolveram ao longo do 2º e 3º períodos um Projecto de Prática em Contexto de Formação Interna na escola. Este Projecto consistiu no desenvolvimento, uma vez por semana no período da manhã ou da tarde entre Janeiro e Maio, de tarefas nos diversos sectores da escola nomeadamente nos Serviços Administrativos, SASE/Cantina, Telefone, Papelaria/Reprografia e Biblioteca de forma rotativa com o objectivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos, contactar com a realidade laboral e observar a organização e gestão de um posto de trabalho. De uma forma global analisa-se este período de formação como muito positivo tendo os alunos evidenciado satisfação e empenho nas diversas tarefas desenvolvidas orientados pelos funcionários de cada sector. Pressupõe-se, assim, que este momento se constituiu como uma boa preparação para Formação em Contexto de Trabalho que está a decorrer em várias empresas da região.


A Coordenadora de Curso/Directora de Turma: Sandra Gamboa