5 de outubro de 2011

5 de outubro - Implantação da República

A propósito do feriado do 5 de Outubro…
Os últimos anos do regime monárquico foram marcados por um clima de crise económico/financeira o que provocou um forte descontentamento social, sobretudo, nos setores da burguesia e do operariado. O rápido crescimento do partido republicano, o ultimato inglês de 1890 e a revolta de 31 de Janeiro de 1891, foram outros fatores que ditaram a queda da monarquia.
Face a este clima de tensão o rei dissolveu o Parlamento e entregou a chefia do governo a João Franco, que passou a governar em ditadura.
A oposição ao regime monárquico atingiu o máximo de violência em Fevereiro de 1908, quando o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro Luís Filipe foram mortos num atentado no Terreiro do Paço.
Com o regicídio, assumiu o trono D. Manuel II, filho segundo de D. Carlos e de D. Amélia. O rei procurou acalmar a situação e demitiu, de imediato, João Franco. Porém, o fim da monarquia era assumido como inevitável.
No dia 5 de Outubro de 1910, foi proclamada a República consequência duma revolução militar, mas também civil, que contou com o apoio da Carbonária e da Maçonaria.
Nomeia-se um Governo Provisório, presidido por Teófilo Braga, cuja principal função era assegurar o governo do País até à aprovação da Constituição Republicana e à eleição do 1º Presidente da República.
O Governo Provisório adoptou, desde logo, uma nova bandeira, uma nova moeda (o escudo) e o hino nacional passou a ser A Portuguesa.



As professoras de História: Otília Geraldes e Fernanda Paiva

Sem comentários: