1 de julho de 2010

Olimpíadas da Biotecnologia



No 3.º período, fui seleccionado para participar, a nível nacional, na final das V Olimpíadas da Biotecnologia, actividade de currículo extracurricular, promovida pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, dirigida a alunos do Secundário.
Para quem o termo se revele um pouco desconhecido, a Biotecnologia é uma ciência, com grandes aplicações na actualidade, e com grandes projecções para o futuro, que consiste na aplicação de princípios científicos e da engenharia genética no processamento de materiais por agentes biológicos, com vista à produção de bens e serviços, com inúmeras vantagens para nós, cidadãos.
Foi com muito agrado, que aceitei o desafio, e acompanhado com a Professora Regina Almeida, rumámos com destino ao Porto, onde se realizou a final. Foram promovidas um conjunto de actividades lúdicas, que me permitiram estabelecer laços, intercâmbio de ideias com alunos e professores de várias comunidades escolares do país; aprofundar e promover a divulgação relativa ao conhecimento e interesse pela temática da Biotecnologia, nas suas múltiplas vertentes.
De entre os finalistas apurados (cerca de 40), fiquei em 9.º lugar, nestas Olimpíadas, que têm vindo, progressivamente, a ganhar vida e estatuto, tendo tido, este ano lectivo, cerca de 1500 alunos inscritos.
Faço um balanço bastante positivo desta actividade, que contribuiu principalmente para o meu desenvolvimento de competências e comportamentos científicos. E, para terminar, deixo um apelo, para que no próximo ano lectivo, outros alunos levem também a escola à final.

Fábio Pais – 12.º C

Sem comentários: