13 de abril de 2010

Público na Escola

CONCURSO NACIONAL
DE JORNAIS ESCOLARES
2009/10

PROJECTO PÚBLICO NA ESCOLA

Desde que nasceu, em 1990, no ano do lançamentodo jornal PÚBLICO, o Projecto PÚBLICO na Escola tem incentivado o uso dos media na escola enquanto instrumentos ao serviço da inovação pedagógica e da aprendizagem da vida cívica e uma reflexão crítica sobre a lógica específica dos diversos meios de comunicação social.

CONCURSO NACIONAL DE JORNAIS ESCOLARES


O Concurso Nacional de Jornais Escolares, que se realiza anualmente, pretende estimular o aparecimento das publicações escolares e o aperfeiçoamento das existentes, cumprindo assim um dos primordiais objectivos do PÚBLICO na Escola.
Durante mais de uma dezena de anos, o Projecto PÚBLICO na Escola apreciou publicações em papel e jornais electrónicos — além de outros trabalhos na área da comunicação — realizadas por muitos milhares de alunos e muitas centenas de professores de estabelecimentos de ensino de todos os graus de ensino básico e secundário de todo o país, que constituíram inestimáveis contributos para a melhoria da vida escolar.

Este ano

O PÚBLICO na Escola associa-se às comemorações do primeiro centenário da implantação da República em Portugal, que se assinala em 5 de Outubro de 2010, sugerindo que a efeméride seja objecto de um tratamento privilegiado na imprensa escolar. O centenário da República pode ser aproveitado para promover ou aprofundar a participação na vida pública, particularmente, dos alunos do ensino básico e secundário, instando-os a um envolvimento mais activo na feitura de jornais e de revistas escolares que tragam uma nova energia cívica à vida dos estabelecimentos de
ensino e das comunidades em que se inserem. Aos prémios habituais, acrescentam-se, este ano, duas distinções concedidas pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

O que é uma República?
As respostas vão, agora, ser dadas pelos jornais escolares.

O nosso jornal escolar já é candidato, por isso fica aqui o desafio: Vamos escrever artigos sobre o tema em questão - A REPÚBLICA - e vamos "correr o risco" de...ganhar!

Mais informações em: http://static.publico.clix.pt/pubnaesc/pdf/publiconescoqueeumarepublica.pdf

1 comentário:

AMM disse...

Colegas, estejam atentos e respondam ao desafio. Irão receber um mail para isso.