19 de maio de 2008

II Encontro Regional de Trabalhos de Área de Projecto

Organizado este ano pela Escola Secundária c/ 3ºCEB Campos Melo, o II Encontro Regional de Trabalhos de Área de Projecto decorreu nos passados dias 15 e 16 de Maio, no Pavilhão da ANIL na Covilhã.
A iniciativa permitiu a exposição/apresentação dos 102 projectos em que trabalharam ao longo de todo o ano os alunos do 12º ano de diversas instituições de ensino. Entre estas, destacam-se escolas de Coimbra, Castelo Branco, Fundão e ainda as Escolas Secundárias Frei Heitor Pinto e Quinta das Palmeiras da Covilhã, para além da escola anfitriã.
Na sexta-feira, os discentes, em colaboração com os respectivos professores da disciplina, expuseram os seus trabalhos ao longo de todo o dia, enquanto que a sua defesa e apresentação teve lugar no auditório da ANIL na parte da tarde.
A sessão de abertura esteve a cargo da Presidente do Conselho Executivo da ESCM, Dr.ª Isabel Fael, da Coordenadora de Área de Projecto desta Escola, Dr.ª Regina Almeida, da representante da Universidade da Beira Interior, Professora Dr.ª Graça Esgalhado, e da sr.ª Directora-Adjunta da Direcção Regional de Educação do Centro, Dr.ª Helena Libório.
Este mesmo grupo pôde apreciar e fazer uma crítica construtiva de cada um dos projectos no seguimento da sessão de abertura. Maquetas, vídeos, fotografias, posters, pintura em mural, robots, diapositivos, teatro, experiências científicas e desfile de moda, entre outros, mostraram a criatividade e o empenho dos alunos durante o ano escolar.
O encontro evidenciou as potencialidades da Área de Projecto, como oportunidade de consolidação de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso no ensino secundário, constatando-se ainda a importância das parcerias estabelecidas com diversas instituições de vários pontos do país.
No dia anterior, a montagem do recinto foi seguida de um jantar-convívio na cantina da Escola Secundária Campos Melo, depois do qual se realizou uma incursão nocturna à cidade, para mostrá-la aos visitantes.

.

.

.

.


.






.


.


.




.

.





.


.





.


.


.


.





.

.


.


.


7 comentários:

Raul Martins disse...

Uma escola que se orgulha do seu passado
reflecte sobre o presente
constrói o futuro...

Um lema de vida e dinamismo! Parabéns!

Peço um esclarecimento, aquela fotografia que retrata uma parede pintada foi feita por vós? Que alunos? Quero fazer referência no meu blogue sobre esse interessante trabalho.

Um sorriso imenso para essa escola.
Carpe diem!

EMD disse...

Sim, Raul, foi trabalho de Área de Projecto de um grupo de alunas. Logo que souber detalhes, informo.
Sempre atento e generoso...
Mais tarde, falamos mais. Agora estou de Olívia professora.
Beijinhos

EMD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
smbc disse...

Uma excelente reportagem feita pelo João R. quer no que respeita ao suporte escrito - bem construído, quer na documentação fotográfica.Parabéns!

Olga Vaz Seixas disse...

Fantástica a pintura na parede! Só podia mesmo ser assim, com alunas fantásticas de uma Escola mesmo "Unica"!
Parabéns a todos!

Anónimo disse...

de facto a pintura mural está mesmo espectacular. já tive a oportunidade de passar no local e vê-la ao vivo e está ainda mais bonita do que o que parece nas fotografias. muitos parabéns!!!

Anónimo disse...

Afinal os trabalhos da Área de Projecto não são um mero tratamento de inquéritos.
Parabéns aos professores organizadores.
Milú