9 de fevereiro de 2008

Visita de Estudo Mafra-Queluz

A par da visita à Lourinhã, os alunos de 12º ano viajaram ontem até Queluz e Mafra no âmbito do estudo da obra "Memorial do Convento" de José Saramago. Os discentes foram acompanhados pelas respectivas professoras de Português, Maria Celeste Alves, Maria José Soares e Otília Mesquita, e ainda pelos professores estagiários do Núcleo Português-Espanhol.
Pela manhã, a visita decorreu no Palácio Nacional de Queluz, marca do Rococó português, onde primeiramente houve oportunidade de passear pelos formosos jardins exteriores e só depois a incursão ao edifício propriamente dito. Durante a visita os grupos foram deparados com situações teatrais que recriavam ambientes próprios da época em que o palácio estava habitado, incluindo no seu elenco "actores" que faziam parte da Campos Melo e no final assistiram a uma peça de teatro na Sala dos Embaixadores com a duração de 15 minutos. À tarde todos se prepararam para visitar o mítico Palácio-Convento de Mafra, fortemente discutido no programa de Português do 12º ano, centro das atenções na obra do Prémio Nobel Saramago. Ocorreu uma divisão em 2 grupos, havendo contrariamente à parte da amnhã, descontentamento por parte de um deles devido à diferença entre os locais visitados (um grupo conseguiu visitar a majestosa Biblioteca e a Sala de Jogos e outro não). No geral, os discentes e docentes visitaram a ala do Rei, a basílica e o telhado do edifício, dialogando até acerca dos aspectos mais importantes referidos na obra do escritor português referido anteriormente.
Durante o dia, os visitantes foram confrontados nos dois locais com a realidade, vida e sociedade do século XVIII, com especial enfoque na família real.
Globalmente, todos se divertiram na viagem de estudo e esta conseguiu incentivar grande parte daqueles que "abominavam" a obra de Saramago e conferir um sentido mais visual e apelativo àqueles que já a leram.

P.S. Aguardamos o envio de fotografias de grupo tiradas por alguns alunos em ambos os locais visitados.

Sem comentários: