30 de setembro de 2007

Clube de Teatro


O Clube de Teatro vai iniciar a sua actividade.
Participa !!

2007/2008
4ª Feira - 15:00 H - Sala 3

Inscrições até 9 de Outubro, através da Plataforma Moodle

A Coordenadora do Clube de Teatro
Ana Paula Rocha

Área de Projecto 2007/2008

No âmbito da área curricular não disciplinar de 12º ano, Área de Projecto, os alunos dirigiram-se no passado dia 25 de Setembro a diferentes pólos da Universidade da Beira Interior, para conhecer mais detalhadamente os equipamentos e métodos de ensino e também para inspirar a escolha de um tema de estudo.
A Área de Projecto é não disciplinar precisamente pelo facto de estar desprovida de um programa fornecido pelo ministério, ou seja, são os próprios alunos que organizam a sua estrutura, através e um trabalho anual calendarizado e perfeitamente descrito do ponto de vista objectivo (relatórios) e subjectivo (reflexões críticas), mas avaliado em todos os aspectos.
Os discentes tiveram que optar por uma área de estudo, tal como a Biologia, Física, Psicologia ou Sociologia. Deste modo, organizaram-se várias sessões, em diferentes zonas da UBI, tal como a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), o pólo das engenharias e o pólo Ernesto Cruz.
Os alunos inscritos na vertente de Biologia foram acompanhados pela professora Regina Almeida à Faculdade de Ciências da Saúde.
A sessão teve início com uma mostra de clips de vídeo sobre o método de ensino inspirado no processo de Bolonha assim como imagens das instalações deste pólo universitário, seguida de debate.
Ao longo da visita aos laboratórios, biblioteca e salas de auto-aprendizagem e exames, repletas de computadores, os alunos puderam retirar ideias para o seu projecto-tema, ficando ao mesmo tempo com a noção dos equipamentos que podiam vir a ser disponibilizados pela instituição para a execução da parte experimental.
A perspectiva/ expectativa face ao ano anterior é animadora, dado que houve projectos inovadores e importantes na nossa escola, que trataram de temas vitais para a comunidade científica. Resta agora aguardar pelos trabalhos dos alunos de 12º ano do ano lectivo 2007/2008, quer se insiram na área de Biologia, Física, Psicologia ou Sociologia.

João Rodrigues – 12º A

III Congresso dos Jovens Geocientistas




III Congresso dos Jovens Geocientistas
“O PLANETA TERRA”
21, 22 e 23 de Abril de 2008
Auditório da Universidade de Coimbra


O tema

No Ano Internacional do Planeta Terra - 2008, proclamado pela Resolução 60/192 na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 22 de Dezembro de 2005, o tema do nosso/vosso Congresso será O Planeta Terra.


De entre os objectivos destacam-se:

- Concepção e implementação de percursos de pesquisa;
- Estimulação de atitudes críticas e solidárias em contexto de trabalho cooperativo;
- Compreensão dos mecanismos de validação e divulgação dos resultados;
- Compreensão do papel das Geociências na progressão do conhecimento sobre o Universo, a Terra, a Vida e a Sociedade;
- Reconhecimento da relevância das Geociências no desenvolvimento das sociedades actuais;
- Adopção de atitudes que contribuam para a sustentabilidade no planeta Terra.


Organização

Departamento de Ciências da Terra
Largo Marquês de Pombal
3000-272 Coimbra
Portugal

Tel: 239 860 500
Fax: 239 860 501
Endereço de correio electrónico:
3geojovem@dct.uc.pt

Datas importantes
Pré-incrições:
Até 16 de Novembro de 2007.

Envio das fichas de inscrição (individual e grupo):
Até 5 de Janeiro de 2008.

Confirmação da inscrição e entrega dos resumos:
Até 1 de Fevereiro de 2008.


Mais informações e documentos disponíveis em:
http://woc.uc.pt/dct

26 de setembro de 2007

Foi ontem...

..


..
De manhã, no auditório...
..
A Presidente do Conselho Executivo deu início às actividades com a abertura da sessão inter-pares: Dos alunos do 9º Ano para os alunos do 7º Ano.
..
..
Sobre a sua participação no Projecto Entre Palavras deram testemunho as alunas do 9º B, Ana Luísa Rocha, Diana Ferreira e Mariana Sousa, que em 2005/2006, quando frequentavam o 7º ano, chegaram à Final Nacional deste Fórum. Em seguida o André Fernandes e a Vitória Esteves, também do 9º B, falaram da experiência do passado ano lectivo neste mesmo projecto, em que obtiveram o segundo lugar distrital.
..
..
Foi então a vez dos participantes no Concurso Nacional de Leitura, em 2007/2008, contarem aos seus colegas mais novos as suas impressões sobre as diversas provas a que submeteram.
..
..
O André Fernandes e a Ana Rocha, do 9º B, falaram das duas primeiras fases de apuramento, a nível local e regional, enquanto a Márcia Pais contou as periécias da Final Nacional.
Os alunos fizeram questão de sublinhar que estas vivências, bastante enriquecedoras, não teriam sido possíveis sem empenho e trabalho e sem o apoio das professoras de Língua Portuguesa: Drªs Maria de Jesus Gaspar, Maria Ascensão Pires e Susana Rabaça.
..
..
A sessão terminou com um desafio aos novos caloiros para aderirem a estes e outros projectos da Escola.
..
..
Às 11.h 00 teve início a palestra proferida pela Drª Adélia Rocha sobre o tema «O Inglês no mundo globalizado» dirigida às turmas C e D do 10º ano e A e F do 11º.
..

..
O mesmo público assistiu então à apresentação do Projecto Comenius, Let's meet in Europe.
..

..
A Drª Leonor Lobo, coordenadora do projecto, fez uma síntese dos objectivos deste programa europeu e das actividades que já foram desenvolvidas na Campos Melo.
..


..
Ana Carolina Teodózio e Pedro Nunes, do 11ºA, participantes na actividade de Maio passado em Gorinchem, Holanda, transmitiram as suas impressões sobre a estadia naquele país, realçando, nomeadamente, a necessidade de adaptação a um estilo de vida diferente e o convívio com os jovens dos diversos países participantes.
..
..
À hora de almoço, a cantina encheu-se de comensais para degustar o menu internacional.
..

..
A tarde foi bastante animada.
..
..
Os cartazes em várias línguas da autoria de diversas turmas, afixados desde manhã por toda a escola, sobre o tema Jogos Tradicionais - escolhido, este ano, para a divulgação cultural - davam uma pista...
..
..
..
..
No pátio de baixo a corda, a malha, a cabra-cega, a barra do lenço, o pião e outros tantos jogos tradicionais de exterior tiveram uma adesão que da timidez inicial rapidamente passou ao entusiasmo geral.
..
Não foram muitos mas foram muito bons como as imagens o documentam.
..

..


..

..
..


..

..

..
..
Depois de tanta energia gasta, fomos ao Buffet da cantina provar as especialidades portuguesas...
..

..
... as tapas espanholas...
..
..
... as gourmandises francesas ...
..

..
... e os cakes ingleses ...
..

..
Como vem sendo hábito, o lanche do Dia Europeu das Línguas é o primeiro momento de descontração no stressante início do ano lectivo, mas também uma forma de integrar os novos elementos da comunidade escolar.
..

..
Os Departamentos de Línguas Germânicas e Românicas assinalaram o seu dia, mas as actividades que têm programadas para este ano não ficam por aqui.
Estejam atentos.

Hoje...

Dia Europeu das Línguas

Participa nas Actividades!





24 de setembro de 2007

Dia Europeu das Línguas



Assinala-se na próxima quarta-feira, 26 de Setembro, o Dia Europeu das Línguas.
Pelo terceiro ano consecutivo, as actividades comemorativas do Dia dos Departamentos de Línguas vão animar a Campos Melo, divulgando aspectos línguístico-culturais das línguas que se estudam na escola, o Português, o Espanhol, o Francês e o Inglês.
..
Eis o programa deste ano:
..
10:10
No Auditório, Actividade interpares: do 9º ano para o 7º
..
11:00
Palestra, no Auditório, sobre o tema «O Inglês no mundo globalizado», pela Drª Adélia Rocha, dirigida às turmas 10º C, D e E e 11º A e F
..
11:40
Apresentação às turmas C, D e E do 10º Ano do Projecto Comenius, no Auditório
..
13:00
Almoço Internacional na Cantina
..
15:00
Jogos tradicionais Portugueses, Franceses, Espanhóis e Ingleses no pátio de baixo.
..
16:30
Lanche internacional – Buffet constituído por algumas especialidades portuguesas, francesas, espanholas, e inglesas, tais como scones, sandes, croissants, queijos, crepes, tartes, compotas, charcutaria, bolos variados, “quiches”, sumos chás ….
..

21 de setembro de 2007

Pintura Mural... (o final)



(...) às 9:40 do dia 1 Agosto, de 2007,
por fim a obra concluída.

Graças ao "Poder e Glória" de :
Daniela Morgadinho
Francisco Franco
João Costa
Simão Ramos
12ºG na Disciplina de Área de Projecto 2006/2007.

PARABÉNS.
(Fotos gentilmente obtidas pelo Sr. José Nuno.)

20 de setembro de 2007

Aquilino no Panteão Nacional


A homenagem nacional a um grande escritor e a um cidadão que exaltou os valores da liberdade.

"O que surpreende e fascina na sua obra é a capacidade de transcender os limites da sua Beira natal e converter-se num escritor de projecção universal".

Cavaco Silva, Presidente da República

"Um digno representante da liberdade indomável do espírito humano", um homem que teve "por divisa a frase lapidar 'Alcança quem não cansa!'".

Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República

Por decisão unânime da Assembleia da República, aprovada em Março último, os restos mortais de Aquilino Ribeiro (1885-1963) foram ontem trasladados do Cemitério dos Prazeres para o Panteão Nacional.

Cumpriu-se o desejo de Aquilino que um dia disse: "as homenagens devem ser póstumas".

Aquilino Ribeiro torna-se o décimo português a ter lugar no Panteão, ao lado dos escritores João de Deus, Almeida Garrett, Guerra Junqueiro, dos Presidentes da República Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona, de Humberto Delgado (de quem foi apoiante activo durante a campanha presidencial do "General Sem Medo") e de Amália.


Do currículo deste grande prosador português constam obras como o conto "Malhadinhas" de 1922, e o "Romance da Raposa" de 1959.

Sobre a vida e obra de Aquilino visite o sítio:

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/figuras/aribeiro.html

E veja o vídeo

19 de setembro de 2007

Concurso Europeu de Jovens Cientistas

Os jovens portugueses chegam de Nelas, Covilhã e Almada e concorrem em três categorias diferentes e procuram repetir o que já aconteceu no passado e trazer medalhas para casa. (...)
No caso do projecto da Covilhã, da Escola Campos Melo, Estela Vicente e Mariana Batalha, de 17 anos, apresentam um reactor anaeróbio com um aquário, placas de agrícola e uma cultura de bactérias. O resultado final desta experiência permite a produção de biogás semelhante ao gás natural e que pode ser utilizado em fogões, explicou Susana Chaves.

Para Susana Chaves, os objectivos dos alunos nacionais passam mais pela "troca de experiências" do que por atingir bons resultados finais. "Isto é sempre uma experiência positiva, porque juntam-se os melhores da Europa", diz, referindo que acredita, apesar de tudo, num bom resultado na competição."

In: Ciência Hoje: para saber mais clica aqui

13 de setembro de 2007

Amanhã...



Abertura do ano lectivo 2007/2008
Recepção aos alunos e encarregados de educação


7º A.........9h 00
7º B.........9h 30
7º C........10h 00


10º A/B........10h 30
10º C...........11h 00
10º D...........11h 30
10º E...........12h 00
10º F/J.........14h 30
10º G/H........15h 00
10º I............15h 30


O Clube do Jornal deseja a todos um

Bom Ano Lectivo

E para começar bem, aqui vai uma sugestão de (re)leitura

«A Encomendinha era eu, que ia pela primeira vez à escola»

excerto do conto «Para a Escola», in Os meus Amores de Trindade Coelho

que pode encontrar aqui.