30 de setembro de 2007

Área de Projecto 2007/2008

No âmbito da área curricular não disciplinar de 12º ano, Área de Projecto, os alunos dirigiram-se no passado dia 25 de Setembro a diferentes pólos da Universidade da Beira Interior, para conhecer mais detalhadamente os equipamentos e métodos de ensino e também para inspirar a escolha de um tema de estudo.
A Área de Projecto é não disciplinar precisamente pelo facto de estar desprovida de um programa fornecido pelo ministério, ou seja, são os próprios alunos que organizam a sua estrutura, através e um trabalho anual calendarizado e perfeitamente descrito do ponto de vista objectivo (relatórios) e subjectivo (reflexões críticas), mas avaliado em todos os aspectos.
Os discentes tiveram que optar por uma área de estudo, tal como a Biologia, Física, Psicologia ou Sociologia. Deste modo, organizaram-se várias sessões, em diferentes zonas da UBI, tal como a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), o pólo das engenharias e o pólo Ernesto Cruz.
Os alunos inscritos na vertente de Biologia foram acompanhados pela professora Regina Almeida à Faculdade de Ciências da Saúde.
A sessão teve início com uma mostra de clips de vídeo sobre o método de ensino inspirado no processo de Bolonha assim como imagens das instalações deste pólo universitário, seguida de debate.
Ao longo da visita aos laboratórios, biblioteca e salas de auto-aprendizagem e exames, repletas de computadores, os alunos puderam retirar ideias para o seu projecto-tema, ficando ao mesmo tempo com a noção dos equipamentos que podiam vir a ser disponibilizados pela instituição para a execução da parte experimental.
A perspectiva/ expectativa face ao ano anterior é animadora, dado que houve projectos inovadores e importantes na nossa escola, que trataram de temas vitais para a comunidade científica. Resta agora aguardar pelos trabalhos dos alunos de 12º ano do ano lectivo 2007/2008, quer se insiram na área de Biologia, Física, Psicologia ou Sociologia.

João Rodrigues – 12º A

Sem comentários: