Durante duas horas, o auditório da nossa Escola ficou preso à “magia da(s) palavra(s) do Prof. Gabriel Magalhães, que discorreu sobre os vários temas que perpassam na narrativa, bem como sobre o complexo e enigmático processo da construção das (suas) personagens. Seguiu-se um curto, mas vivíssimo debate, no qual o autor pôde responder a algumas questões colocadas pelo auditório. No final, o balanço foi muito positivo. Equipa da Biblioteca
Convidam-se os Exmos. Senhores Encarregados de Educação para estarem presentes com os seus Educandos numa sessão informal, subordinada ao tema "Eu e os Livros", a realizar na Biblioteca Escolar no dia 29 de Outubro, pelas 18h30m.
A sessão será orientada pela Srª Drª Dina Matos, responsável pela Biblioteca Municipal do Fundão.
Esta sessão pretende dar a conhecer aos Encarregados de Educação o espaço da B.E., as suas potencialidades e motivar para a leitura.
Após a sessão será oferecido um chá.
------------------------------------------Isabel Lino, Coordenadora da B.E
No Auditório da Escola, pelas 16h, a apresentação do livro:
Não Tenhas Medo do Escuro
Sinopse Um cadáver que desaparece; uma mulher que morreu - e que talvez não tenha morrido; um pintor louco; uma governanta que se dedica a afogar gatos pretos; um poeta que recita nas estações de serviço e um enigmático velho de barba branca; uma japoneira movendo-se de um lado para o outro. Eis alguns dos ingredientes narrativos de Não Tenhas Medo do Escuro, romance que obteve o Prémio de Revelação APE/DGLB.
Afectada por um cancro, uma professora procura um sentido para a sua vida. Vagueia por Lisboa, Porto e Amarante; entretanto, uma criatura de sombra persegue-a. Após a sua morte, o seu corpo desaparecerá. A chave para este enigma encontra-se nos poemas que analisou com os seus alunos e nas pessoas que conheceu nos seus últimos meses. Não Tenhas Medo do Escuro é um romance de mistério, uma homenagem à poesia portuguesa e uma reflexão sobre o valor da vida e o poder da arte.
Para descomprimir do trabalho árduo da primeira metade deste período lectivo, a ESCM escolheu o próximo dia 30, sexta-feira, para realizar a interrupção lectiva determinada pelo Ministério da Educação.
À semelhança do ano anterior, apenas não haverá aulas formais. Os alunos e os professores estarão na escola envolvidos nas actividades do Dia dos Clubes.
O programa será em breve divulgado. Fica para já o convite do Clube de Teatro.
Os nossos colegas desportistas pediram-nos a divulgação do seu pavilhão blogosférico. É com todo o gosto que o BREVES, mano mais velho, apresenta à comunidade virtual a carita deste novo projecto, ao qual deseja muito sucesso.
Para comemorar meio século de sucessos, foi hoje lançado em Portugal o novo álbum intitulado "O aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro", numa estreia mundial simultânea em 19 países.
Após um interregno de quatro anos, os fãs de Astérix foram brindados com um novo álbum. O livro que assinala o aniversário de Astérix e de Obélix está à venda em todo o mundo desde as zero horas de hoje, com o preço de capa de 12 euros.
Em Portugal, o 34º livro da série foi apresentado na FNAC do Centro Comercial Colombo.
As novas aventuras de Astérix e dos irredutíveis gauleses marcam o cinquentenário da publicação da primeira história. O aniversário da série criada por René Goscinny e Albert Uderzo celebra-se a 29 de Outubro.
Com uma primeira edição de 60 mil exemplares, o último livro do Astérix é "diferente dos anteriores", uma vez que é "baseado em 12 pequenas histórias", avança Maria José Pereira, garantindo, no entanto, que "tudo o que faz parte do universo Astérix está lá" .
René Goscinny faleceu em 1977, altura em que os livros do Astérix passaram a ser escritos por Albert Uderzo, desenhador desta banda desenhada.
Com Goscinny e depois sozinho, Albert Uderzo criou um universo de 400 personagens ao longo do meio século de vida de Astérix.
Com 325 milhões de cópias vendidas e traduções em 107 línguas e dialectos, Astérix é já considerado parte do património francês.
Há mesmo quem o considere parte do património mundial. Com a compra do livro os fãs da dupla gaulesa tiveram uma prenda. A garantia que na última página das histórias de Astérix estará assinalado apenas o fim do episódio.
Integrado no mês das BEs irá decorrer no próximo dia 28, 4ªfeira,
no Auditório da Escola, pelas 16h, a apresentação do livro: Não Tenhas Medo do Escuro
*Gabriel Magalhães é doutorado em Filologia Hispânica e Portuguesa, Professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Salamanca e de Literatura Espanhola na Universidade da Beira Interior, profundo conhecedor das culturas de Espanha e Portugal. Reside actualmente em Portugal, mas já viveu na Galiza, no País Basco e em Castela. Lançou recentemente o livro Não Tenhas Medo do Escuro.
"Attendendo a que a muito notável villa da Covilhã, no districto de Castello Branco, é uma das villas mais importantes do reino pela sua população e riqueza:
Attendendo a que a mesma Villa é uma das povoações do reino que mais se têem distinguido pela fecunda iniciativa de seus habitantes na fundação e aperfeiçoamento de muitos e importantes estabelecimentos fabris, cujos productos podem já disputar primazia com os das fábricas estrangeiras mais acreditadas pelo seu desenvolvimento industrial;
E desejando dar aos habitantes da referida villa um solene testemunho de subido apreço em que tenho os seus honrados esforços pelo progresso e aperfeiçoamento da indústria nacional;
Hei por bem fazer mercê à dita villa da Covilhã de a elevar à categoria de cidade, com a denominação de cidade da Covilhã e me praz que directamente lhe pertencerem; devendo expedir-se à respectiva Câmara Municipal a competente carta em dois exemplares, um para título d'aquela corporação e o outro para ser depositado no real archivo da torre do tombo.
O Ministro e Secretário d'Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido e faça executar. Paço da Ajuda, em 20 de Outubro de 1870. Rei - António, Bispo de Viseu."
17 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza Levanta-te e Actua!
18 por cento dos portugueses são pobres e a situação tende a piorar 16.10.2009 - 07h39 Lusa
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinala-se sábado, numa altura em que 18 por cento dos portugueses são pobres. Uma realidade que as instituições de apoio social dizem estar a agravar-se.
Segundo a Assistência Médica Internacional (AMI), os seus centros Porta Amiga apoiaram no primeiro semestre deste ano mais 10 por cento de pessoas do que no mesmo período do ano anterior.
"Estes valores demonstram uma nítida tendência para um crescente número de casos de pobreza persistente. A grande maioria destas pessoas encontra-se em plena idade activa, entre os 21 e os 59 anos de idade", pode ler-se num comunicado daquela organização.
Além disso, a AMI destaca que há cada vez mais novos casos de pobreza. No primeiro semestre deste ano "foram 1836 as pessoas que recorreram pela primeira vez ao apoio social da AMI, mais 24 por cento do que no mesmo período no ano anterior".
Também a Rede Europeia Anti-Pobreza se manifesta preocupada com a situação em Portugal, onde afirma que 18 em cada 100 pessoas vivem na pobreza.
“O número europeu que serve de referência para definir a pobreza equivale a um vencimento mínimo mensal de 406 euros mensais. Quem tiver um rendimento inferior a 406 euros é pobre”, disse à Lusa Agostinho Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAP).
Num comunicado, a REAP sublinha que “os idosos e as crianças e jovens são os grupos etários com maior taxa de risco de pobreza em Portugal. A “vulnerabilidade à situação de pobreza” é de 26 por cento para os idosos e de 21 por cento para pessoas com menos de 17 anos, indica.
A mesma instituição destaca a desigualdade em matéria da distribuição de rendimento como um dos principais problemas: "Em 2008, 20 por cento da população com maior rendimento recebia aproximadamente 6,1 vezes o rendimento dos 20 por cento da população com o rendimento mais baixo”.
Por outro lado, a REAP recorda, citando dados do Instituto Nacional de Estatística, que no segundo trimestre de 2009, a taxa de desemprego foi de 9,1 por cento, um valor que, comparativamente ao mesmo período do ano passado, aumentou 1,8 pontos percentuais.
“Só a existência de empregos e de salários pode quebrar os ciclos de pobreza que estão criados e reestruturar as famílias, permitindo-lhes mandar os filhos à escola, cuidar dos idosos e viver com dignidade”, referiu Jardim Moreira.
Também a AMI regista que a maioria da população que recorreu aos centros Porta Amiga no primeiro semestre se encontra em situação de desemprego (80 por cento), "tendo como principais recursos os subsídios e apoios institucionais e o apoio de familiares ou amigos".
O serviço que registou mais procura entre as mais de cinco mil pessoas que, nos primeiros seis meses de 2009, pediram ajuda à AMI, foi o da distribuição de géneros alimentares, roupa e medicamentos.
Num contexto de pobreza mundial, 2010 será o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
«A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) comemora, todos os anos, no dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Em 2009, "Alcançar a segurança alimentar em época de crise" é o tema central das celebrações.
Este ano, a FAO estima que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1,020 mil milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a uma em cada seis pessoas no planeta.
Mas não basta apenas recordar estes dados! É preciso fazer algo mais, começando pelas necessidades dos que nos estão próximos. Porque quem tem fome precisa de comer todos os dias!
A Iolanda, tal como muitos de nós, tem os seus problemas, mas sabe encará-los com um sorriso no rosto e com a ajuda dos amigos. É isso que ela nos transmite neste poema "positivo".
Positivismo
A fase menos boa passou Estou novamente a sorrir Desta vez com os meus amigos Eu posso-me divertir
Foram as minhas bases de apoio E se estou bem a eles tenho que agradecer Eles devolveram-me tudo A alegria e força para viver
Não pensem que sou uma pessoa negativa Porque de todo não o sou Até sou super positiva Só que em momentos a vida não ajudou!!
Não sou nenhuma “coitadinha” Bem ao contrário disso Encaro as dificuldades de cabeça erguida E por vezes até com um sorriso.
Para assinalar o “Dia Mundial do Professor” (5 de Outubro) a equipada biblioteca da ESCM levou a cabo a exibição do filme “ A Turma”, antecedida de duas passagens dos filmes “O Clube dos Poetas Mortos” e “O sorriso de Mona Lisa”.
A sessão contou com a participação de cerca de 50 professores, que tiveram a oportunidade de debater os três modelos de ensino-aprendizagem ali retratados, sobretudo, no comportamento e atitude dos alunos, no espaço de sala de aula. A iniciativa terminou com um lanche de confraternização.
Inserida na maior iniciativa europeia de divulgação científica, decorreu no passado dia 23, a Noite Europeia dos Investigadores 2009 –Scientists Across Portugal que aconteceu em simultâneo em vários países europeus e noutras cidades de Portugal (Aveiro, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Tomar e Vila Real).
A essência do evento consistiu na apresentação de um conjunto de actividades didácticas e de entretenimento que privilegiaram o contacto directo com professores universitários, cientistas e investigadores, numa óptica de aproximação da Ciência ao cidadão comum e aos estudantes do ensino secundário, ao mesmo tempo que se procurou fomentar o desenvolvimento da cultura científica e suscitar o interesse pela carreira de investigação.
Assim, as turmas A, B e C do 12º ano da escola participaram nas comemorações deste dia, juntamente com os professores de Área de Projecto, Biologia e Física. A iniciativa permitiu que os alunos se inspirassem nas actividades e projectos de investigação dos vários Departamentos existentes na UBI, para poderem escolher um problema / tema a tratar ao longo ao longo do ano lectivo, na disciplina de Área de Projecto. Já esta semana, os alunos visitaram a Faculdade de Ciências da Saúde, na UBI, com a mesma finalidade.
8.30h Exposición de trabajos realizados por los alumnos de Español de 1.º, 2.º y 3.º de ESO en el recibidor y pasillos del Instituto.
10.00h – 13.00h Concurso cultural abierto a toda la comunidad educativa, en el recibidor del instituto.
12.00h – 14.00h Comida española, en el comedor. Menú del día Primer plato: Crema de legumbres Segundo plato: Paella y ensalada Postre: Fruta del tiempo / Natillas
15.05h Visionado de la película “Spanglish”, de James L. Brooks, en el auditorio para alumnos de Español de 4.º de ESO y 1.º y 2.º de Bachillerato. .
Organización: Departamento de Lenguas - Grupo de Español
Sinopsis
Jonh Clasky es un padre abnegado cuyas dotes culinarias le han permitido darle a su familia una vida acomodada, con casa de verano en Malibú y una impresionante asistenta, Flor, que acaba de llegar de México junto con su hija en busca de una vida mejor. Cuando se mudaba de casa de los Clasky durante el verano, Flor deberá velar por la inocencia de su hija mientras descubre lo arriesgada que puede ser la vida en el nuevo país... sobre todo si te acoge una rica y excéntrica familia americana.
Os «Juvenes Translatores» – expressão latina que significa «jovens tradutores» - terão a oportunidade de traduzir um texto, podendo optar por qualquer par de línguas de entre as 23 línguas oficiais da União Europeia. Este concurso, que tem vindo a ter cada vez mais acolhimento nas escolas, decorrerá em moldes idênticos aos das duas edições anteriores. Todos os estabelecimentos do ensino secundário que desejem participar podem inscrever-se de 1 de Setembro até 20 de Outubro. Podem concorrer alunos nascidos em 1992 e seleccionados nas cerca de 690 escolas de toda a UE poderão participar neste concurso organizado pelo serviço de Tradução da Comissão Europeia; a Portugal é atribuída a quota de 24 escolas. O concurso realizar-se-á em 24 de Novembro de 2009 e decorrerá ao mesmo tempo em todos os Estados-Membros sob a supervisão das escolas. As provas serão avaliadas por tradutores profissionais da Comissão Europeia. Os vencedores, um por país, serão convidados para uma cerimónia de entrega dos prémios, que terá lugar em 2010, em Bruxelas, e que contará com a presença do Comissário Europeu para o Multilinguismo.
Integrado no mês das B.E’s e assinalando o Dia Mundial do Professor (5/Out.) vamos projectar, no auditório, no dia 7- 4ª feira - pelas 16h30m, o filme” A Turma”. Seguir-se-á um debate inter-pares, que será tão mais enriquecedor, quanto mais participativo for. Agradecemos a Vossa presença. Até lá.
Apreciem este pôr do sol em inglês que nos foi enviado pela Adriana:
Sunset
Looking to the sky I can see what you see, A yellow sun in a blue home. It shines like a star in one starlit night, The clouds surrounded it And it makes it wonderful, Its rays are like an arrow on fire! All this upon my face, I can see it!I can feel it! It 's warm and inviting... My eyes are preys in this home! The sky becomes bigger, The clouds become rose, And the sun is like an orange In a fruit-basket of dreams. Now, this is all behind me Like hidding so many purity, Even the sunflowers go down Begging to their king to show itself! I just thanks to God for letting me see This perfection of the Nature, And, with you, This perfection becomes more perfect!
Promovido pelo Jornal de Notícias, vai iniciar-se mais uma edição do EntrePalavras, fórum de debate e ideias, que tem como objectivo incentivar a leitura e o debate de ideias entre os alunos do 7º ao 9º anos.
Inscrições para entrepalavras@jn.pt ou pelo telefone 226199973
Lançado em Maio pelo programa Ciência Viva e pelo jornal electrónico Ciência Hoje, o Concurso FAZ PORTUGAL MELHOR! é dirigido aos alunos do 3º Ciclo e do ensino secundário e visa a compreensão por parte dos jovens do papel que podem desempenhar na construção de um país melhor.