5 de outubro de 2015

O Último

Boa noite!!
Este é o último post deste Blogue. Por decisão da Direção da ESCM, não se justifica o duplicar de divulgação de atividades da escola em vários blogues e páginas do Facebook, pelo que se encerra este.
Fiquem atentos aos outros meios de divulgação das atividades da ESCM.
Muito obrigada a quem, ao longo destes anos, acarinhou, incentivou e elogiou o nosso trabalho!
Votos de muito sucesso para todos!

"Qualquer coisa que você faça será insignificante, mas é muito importante que você faça."--Mahatma Gandhi

4 comentários:

EMD disse...

CONTRIBUTO BREVE para a história de um blogue chamado BREVES_ONLINE e, quiçá, para a História da ESCM e dos seus Meios de Informação/Divulgação

Quase a cumprir 9 anos de existência, o BREVES_ONLINE acabou.

Este blogue nascido a 30 de novembro de 2006… tinha o facebook só dois anos!... foi o percursor de todos os outros meios de informação da ESCM na Internet, excluindo a própria página oficial da escola.

Foi num período negro, marcado pela acusação de falta de dedicação e trabalho dos professores (e algo mudou de então até agora?), que quatro docentes da ESCM, por pura carolice, deram à luz o BREVES_ONLINE, irmão blogosférico do «Fio Condutor», o jornal escolar em papel, da responsabilidade da mesma equipa.

Os primeiros meses foram de experimentação, pesquisa, autoaprendizagem, descoberta da «arte de blogar». Todo um mundo de recursos da web 2.0 se desvendava, seguindo exemplos exemplares da blogosfera, particularmente de blogues partilhadores de saberes e experiências ligados à educação.
E foram muitas e muitas postagens, tanto sobre a vida da escola como de criação de conteúdos: 331 em 2007, 296 em 2008… E tantas, tantas horas roubadas à vida privada, para fazer do BREVES um diário diário, ou seja, vivo, atual, sugestivo: escrever textos, pedir textos, tirar fotos, tratá-las, fazer filmes, slides, animações, pôr músicas, comentar,…

Muito esforço e trabalho, logo recompensados aos seis meses de vida, quando em maio de 2007 o BREVES foi o 3º Classificado no II Concurso de Jornais de Escola, Blogues e Sites de Escola do Isla Gaia - 2006-2007 (http://brevescamposmelo.blogspot.pt/2007/05/ii-concurso-de-jornais-de-escola.html). De incentivo serviram também os comentários e as distinções recebidas da blogosfera, bem como um portátil atribuído ao projeto, pelo então programa CRIE.


Em 2009/10, sempre atual e percursor, o BREVES salta para o Facebook (https://www.facebook.com/clubedojornal.escm?fref=ts), onde se passam a partilhar as publicações do blogue. No mesmo ano, o Clube do Jornal cria a sua própria página na net (https://sites.google.com/site/escmclubedojornal/).


Ao longo destes nove anos, foram surgindo muitos outros meios de informação da ESCM na net, tanto blogues (Blogue do CNO, em novembro de 2008; o Blogue do Desporto Escolar, em setembro de 2009; Blogue da Biblioteca, em janeiro de 2011), como páginas do facebook (da ESCM, fevereiro de 2011; do Clube de Robótica, junho de 2012; da Biblioteca, abril de 2013; do Clube de Voluntariado, abril de 2013; do Clube de Holografia, maio de 2014). E, para lá dos citados, outros de que me estarei a esquecer… ou que, entretanto, feneceram…


Dado que este recordatório de datas e factos tem o título pomposo que tem, não ficaria completo este contributo sem mencionar os nomes de quem esteve por detrás das coisas: Eugénia Conceição, José António Farias, Steven Casteleiro e a autora deste comentário foram os pais deste blogue; a Ana Moura trouxe o BREVES ao colo até ao passado dia 5 de outubro, Dia da Republica e Dia do Professor. Oportuno, não?!?

Chegou a vez do BREVES_ONLINE se calar. Enquanto a blogosfera existir, ficam disponíveis os vestígios de 9 anos de intensa atividade.

Até sempre.

Elsa Duarte

AMM disse...

Muito bem Elsa Duarte!! Fica a história deste Blogue e a demonstração clara de que muita coisa se faz à custa de profissionalismo, dedicação e entrega....mesmo correndo o risco de falta de reconhecimento, infelizmente, tão comum hoje em dia.
Quanto a mim...fica a sensação de dever cumprido e não só!! Foi muito bom "andar com este Blogue ao colo" e ter, com ele e contigo Elsa Duarte, aprendido muita coisa!!
Ana Moura

EMD disse...

De facto, querida companheira de bloguices e amiga, Ana Moura, podemos ter a consciência tranquila, não só porque «cumprimos com lealdade» à ESCM as funções que nos foram confiadas, mas também porque o fizemos com sentido de responsabilidade, profissionalismo, dedicação e diria até paixão... Indiscutivelmente, este blogue foi uma porta que se escancarou para o mundo virtual, de onde colhemos, com que deslumbramentos!, informação e formação, daquela que não cabe nos créditos…
Já se vê, pois, que nada te ensinei. Foste tu, com intuição apurada, sede de saber e particular desembaraço, que aprendeste sozinha… Quando muito, caminhando, fizemos o caminho, amparando-nos mutuamente (…leaning on each other´s strenghts…). Ora bem, e essa partilha não é, ou deveria ser, um apanágio da nossa profissão?

Abracinho
Elsa Duarte

AMM disse...

Elsa, são palavras como as tuas que nos impulsionam para seguirmos o nosso caminho.
Afinal, vale a pena muita coisa nesta vida!!
Muito obrigada minha amiga!!
Bj