11 de junho de 2010

“Os Nossos Avós Tinham Razão”

Resumo
“Propriedades Antimicrobianas dos Temperos” é o nome da actividade prática realizada no dia 7/5/2010, cujos objectivos foram principalmente aferir se os diferentes condimentos contribuem para a preservação dos alimentos e identificar o condimento que tem maior capacidade de manter o meio asséptico. Para isso, seleccionaram-se alguns condimentos – vinagre, cravinho, açúcar, pimenta, louro, sal, orégãos, caril e salsa – e colocou-se cada um deles num meio de cultura (caldo de frango, mel e ágar-ágar), previamente preparado e esterilizado numa autoclave, onde se tinha pipetado algumas gotas de uma solução bacteriana (água esterilizada e Lactobacilus casei proveniente de um medicamento antidiarreico).

Palavras-chave: conservação de alimentos; condimentos/especiarias/temperos; cultura bacteriana; microrganismos; esterilização.

“Os Nossos Avós Tinham Razão”
É um facto conhecido que, há apenas alguns anos atrás, na ausência de frigoríficos e outros electrodomésticos, os alimentos eram conservados através de outros métodos, nomeadamente através da saturação do alimento num condimento. Alguns desses métodos mantiveram-se, como é o caso do bacalhau salgado, e outros foram-se perdendo ao longo do tempo.
Ao longo desta actividade prática decidiu-se testar a sapiência dos “nossos avós” quanto à conservação de alimentos, usando diferentes temperos. Para isso, seleccionaram-se alguns desses temperos e testou-se a sua capacidade de conservação: preparou-se um meio de cultura nutritivo e devidamente esterilizado; usando uma cápsula de um medicamento, preparou-se uma solução rica em bactérias L. casei, com a qual se contaminou o meio de cultura, obtendo assim uma cultura bacteriana em cada caixa de Petri; colocou-se um condimento diferente em cada meio de cultura. Ao longo de todo o processo, o cuidado com a esterilização foi essencial para garantir resultados fidedignos, isto é, sem contaminação exterior.
Uma semana depois, foi possível observar em que caixa de Petri houve um maior ou menor desenvolvimento de microrganismos. Os resultados obtidos foram os seguintes:

Desenvolvimento de microrganismos: (por ordem crescente)

1. Vinagre
2. Cravinho
3. Açúcar
4. Pimenta
5. Louro
6. Sal
7. Louro
8. Orégãos
9. Caril
10. Salsa

No meio de cultura que continha vinagre não havia qualquer microrganismo visível, podendo ser assim ser considerado o condimento mais eficaz na conservação. Os pickles são um bom exemplo dessa forma de conservação e, de facto, este alimento consegue conservar-se durante longos períodos de tempo.
A salsa foi, de longe, o pior condimento para a conservação. Para além de todo o meio de cultura ter sido invadido por microrganismos, a própria salsa tinha também sido ocupada por eles.
O louro foi utilizado por dois grupos distintos e, apesar de ser o mesmo condimento, não ocupa o mesmo lugar nos dois casos. Isto pode ser explicado pelas seguintes hipóteses:
- Não terem sido seguidos hábitos de higiene com um deles;
- Contaminação da experiência durante o procedimento;
- Diferente quantidade de bactérias no meio de cultura no momento inicial da experiência.
O sal, ao contrário do esperado empiricamente, encontra-se em 6º lugar na sequência de condimentos que evitam o desenvolvimento de microrganismos. Apesar de ser, provavelmente, o condimento mais utilizado na conservação de alimentos, a experiência realizada veio mostrar que este não é dos melhores para tal.
Pode-se concluir que “os nossos avós tinham razão” em conservar alimentos utilizando vários temperos pois a sua utilização provou-se ser bastante válida para o vinagre, o cravinho e o açúcar – como nos doces e compotas.


Mariana de Brito Serra, nº14
Nuno A. S. R. Baltazar, nº 16

Sem comentários: