8 de junho de 2007

Sessão de Astronomia na ESCM

O grupo de estágio de Fisico-química organizou uma sessão de Astronomia, no dia 6 de junho, véspera de feriado, no terraço voltado para o pavilhão de educação física da escola.
A escuridão, condição indispensável à observação de astros, não permitiu, no entanto, uma observação em pormenor, pois o céu nessa noite apresentava algumas nuvens.
Apesar das condições atmosféricas não serem as ideais, foi feita a observação de inúmeros astros entre os quais Júpiter, o gigante gasoso, Saturno, o senhor dos anéis, um conjunto de duas estrelas, uma azul outra encarnada, que fizeram as delícias dos alunos e professores que compareceram à chamada. Estas duas estrelas, giram uma em torno da outra e a beleza de uma depende da proximidade e relação com a outra.
Hugo Palma foi o astrónomo de serviço, sempre disponível para explicar as observações efectuadas, assim como para apontar o telescópio, sempre que as condições atmosféricas e de observação se tornavam aceitáveis. O dinamismo e o espírito deste astrónomo, que apesar da idade, tem já um currículo de excelência, permitiu uma noite bastante agradável na ESCM, nas observações astronómicas.




Para mais informações:

Sem comentários: