23 de dezembro de 2013

9 de dezembro de 2013

Boas Festas (II) - ESCM

Painel de Boas Festas feito na ESCM pelos alunos dos Cursos de Mecatrónica e Energias Renováveis...   Um painel de 14x4 metros..


2 de dezembro de 2013

A Escola Secundária Campos Melo é Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP)


A Escola Secundária Campos Melo viu aprovada a sua candidatura a Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), uma estrutura que, em linhas gerais, vem substituir os antigos centros novas oportunidades, mas com uma abrangência mais alargada.

O CQEP a criar na nossa escola irá permitir dar resposta à população adulta da NUT III – Cova da Beira (concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão) que procura aumentar as suas qualificações escolares ou a formação na área de Eletricidade e Energia (permitindo deste modo obter a carteira profissional de eletricista). A novidade é que o CQEP trabalhará também com a população jovem ao nível da orientação vocacional e do encaminhamento para diferentes percursos. 
A rede de Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional visa uma atuação mais rigorosa e exigente, designadamente nos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, construída a partir de estruturas de educação e formação que constituam uma garantia de qualidade ao nível das políticas de qualificação e de emprego e da aprendizagem ao longo da vida. Pretende-se, assim, que os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional assegurem a prestação de um serviço de qualidade, no domínio da orientação de jovens e adultos, com enfoque na informação sobre ofertas escolares, profissionais ou de dupla certificação, que promova uma escolha realista e que atenda, entre outros fatores, aos perfis individuais, à diversidade de percursos quanto ao prosseguimento de estudos ou às necessidades presentes e prospetivas do mercado de emprego.
Segundo as palavras do responsável pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional, para além da atividade no âmbito da qualificação de adultos, possuem competências na área da informação, orientação e encaminhamento de jovens, bem como na articulação com a ANQEP no âmbito da definição da rede de oferta qualificante. Operando de modo coordenado e integrado no território nacional, constituem-se como uma interface com as ofertas de educação e formação disponíveis no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, respondendo às efetivas necessidades de qualificação dos jovens e dos adultos, em estreita articulação com o mercado de trabalho e assente em princípios de qualidade, eficácia e eficiência.