Visita à UBI - Sociologia/Psicologia
A Sónia Guilherme e o Rui Salcedas, do 12º E, resolveram aceitar o nosso desafio e enviaram-nos esta notícia.
No âmbito da disciplina de Área Projecto (AP) e de uma pareceria entre a Escola Secundária Campos Melo (ESCM) e a Universidade da Beira Interior (UBI) realizou-se, no dia 25 do passado mês de Setembro, uma visita ao Pólo de Ciências Sociais e Humanas da UBI para os alunos cujos projectos se relacionam com as matérias de Sociologia e Psicologia.
A visita teve como objectivos principais: colher sugestões para a escolha de temas e problemáticas que serão explorados e trabalhados no decorrer do ano lectivo; conhecer o espaço e os projectos da universidade.
Após a mostra das instalações e dos diferentes Departamentos das Ciências Sociais e Humanas (Sociologia, Psicologia e Economia), houve uma pequena palestra em que os responsáveis por cada departamento deram a conhecer os seus projectos, financiamentos e áreas de apoio. Fomos recebidos com grande amabilidade e desde logo nos foi oferecida toda a colaboração para a elaboração dos nossos projectos.
No âmbito de Psicologia ficámos a conhecer vários projectos, dos quais se destacam o auxílio que aquele Departamento da UBI concede ao município, através de acompanhamento psicoterapêutico gratuito, e o do gabinete de apoio ao estudante, dentro da universidade.
No âmbito de Sociologia, de entre os projectos inovadores que o CES (Centro de Estudos Sociais da UBI) tem em curso, destaca-se o projecto «Inserções» (http://www.insercoes.org/), o qual, através do conhecimento da realidade dos públicos excluídos e/ou vulneráveis à exclusão, do seu envolvimento em acções conducentes à sua inserção sócio-profissional, e da mobilizando da comunidade em geral para o combate à exclusão, pretende promover e apoiar o desenvolvimento social.
Outro projecto não menos interessante é o «Compasso» que está a ser elaborado conjuntamente com a Beira Serra (entidade promotora). Os objectivos deste plano passam por: implementar e experimentar serviços integrados de apoio à família, com modelos de funcionamento alternativos e flexíveis; apoiar as empresas em processos de mudança na área do desenvolvimento organizacional; experimentar métodos inovadores de organização do trabalho; e formar, informar e mobilizar os trabalhadores e dirigentes sindicais para a temática da conciliação.
Neste dia, os alunos conheceram um pouco mais do que de bom se faz por cá e aprenderam a dar mais valor à Universidade da sua área de residência.
Quanto aos projectos, ficaram no ar algumas sugestões.
A visita teve como objectivos principais: colher sugestões para a escolha de temas e problemáticas que serão explorados e trabalhados no decorrer do ano lectivo; conhecer o espaço e os projectos da universidade.
Após a mostra das instalações e dos diferentes Departamentos das Ciências Sociais e Humanas (Sociologia, Psicologia e Economia), houve uma pequena palestra em que os responsáveis por cada departamento deram a conhecer os seus projectos, financiamentos e áreas de apoio. Fomos recebidos com grande amabilidade e desde logo nos foi oferecida toda a colaboração para a elaboração dos nossos projectos.
No âmbito de Psicologia ficámos a conhecer vários projectos, dos quais se destacam o auxílio que aquele Departamento da UBI concede ao município, através de acompanhamento psicoterapêutico gratuito, e o do gabinete de apoio ao estudante, dentro da universidade.
No âmbito de Sociologia, de entre os projectos inovadores que o CES (Centro de Estudos Sociais da UBI) tem em curso, destaca-se o projecto «Inserções» (http://www.insercoes.org/), o qual, através do conhecimento da realidade dos públicos excluídos e/ou vulneráveis à exclusão, do seu envolvimento em acções conducentes à sua inserção sócio-profissional, e da mobilizando da comunidade em geral para o combate à exclusão, pretende promover e apoiar o desenvolvimento social.
Outro projecto não menos interessante é o «Compasso» que está a ser elaborado conjuntamente com a Beira Serra (entidade promotora). Os objectivos deste plano passam por: implementar e experimentar serviços integrados de apoio à família, com modelos de funcionamento alternativos e flexíveis; apoiar as empresas em processos de mudança na área do desenvolvimento organizacional; experimentar métodos inovadores de organização do trabalho; e formar, informar e mobilizar os trabalhadores e dirigentes sindicais para a temática da conciliação.
Neste dia, os alunos conheceram um pouco mais do que de bom se faz por cá e aprenderam a dar mais valor à Universidade da sua área de residência.
Quanto aos projectos, ficaram no ar algumas sugestões.
Esperemos vir a dar mais notícias no âmbito do projecto de Ciências Sociais e Humanas, tanto da ESCM como da UBI.
Nota: Queremos justificar aqui, publicamente, o atraso na publicação deste texto, que recebemos no passado dia 14: como os nossos leitores devem ter reparado, a semana passada foi fértil em eventos e actividades que não só envolveram toda a escola como também absorveram o nosso tempo - lembramos que antes do mais somos professores.
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