21 de novembro de 2014

Visita ao Centro Hospitalar Cova da Beira pelos futuros Técnicos Auxiliares de Saúde



Os alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, do 11º ano visitaram as instalações do Centro Hospitalar Cova da Beira, na Covilhã, com o objetivo de conhecer de perto alguns dos conteúdos programáticos ensinados e praticados no módulo sobre “Prevenção das Infeções” da disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais de Saúde.
A visita iniciou-se com a parte dedicada à hotelaria hospitalar, onde se lida com os resíduos produzidos no local. Aqui os alunos verificaram que existem quatro categorias de resíduos de acordo com o grau de contaminação - Categorias I, II, III, IV, que são geridos de acordo com as suas especificidades. Os resíduos mais perigosos, da categoria III e IV são pesados e depois refrigerados até serem recolhidos por uma empresa especializada no ramo da eliminação dos resíduos hospitalares. A refrigeração impede o desenvolvimento de microrganismos.
No circuito da roupa, os alunos conheceram a secção da lavandaria onde se recebe, organiza, armazena e distribui as roupas limpas necessárias aos diversos serviços e especialidades. Observou-se o circuito efetuado com a roupa limpa que não se pode cruzar com o circuito da roupa suja.
A Central de Esterilização foi outro dos locais visitados. Considerada pela enfermeira que acompanhou a turma como o “coração” do Hospital é aqui que todos os materiais, instrumentos e roupas são esterilizados, se forem considerados materiais críticos. A esterilização consiste na eliminação total de microrganismos e das formas esporuladas. Os alunos puderam acompanhar o circuito unidireccional do processo de esterilização, desde a descontaminação inicial e lavagem até à esterilização nos autoclaves, secagem e armazenamento em stock. Verificou-se que as normas em vigor para o funcionamento da Central de Esterilização são rigorosas e obedecem a critérios internacionais que têm que ser cumpridos. A entrada dos alunos foi efetuada com EPI’s adequados (Equipamentos de Proteção Individual). No final a visita superou as expectativas iniciais, sendo o balanço muito positivo, pelo profissionalismo demonstrado por todos os intervenientes e pelos conteúdos observados durante a mesma.
                                                                       O professor de HSCGS: Steven Casteleiro

Sem comentários: