21 de fevereiro de 2015

Visita de Estudo a Lisboa e Sintra - 11º B, C e F

Seteais:
"No vão do arco, como dentro de uma pesada moldura de pedra, brilhava, à luz rica da tarde, um quadro maravilhoso, de uma composição quase fantástica, como a ilustração de uma bela lenda de cavalaria e de amor, Era no primeiro plano o terreno, deserto e verdejante, todo salpicado de botões amarelos; ao fundo, o renque cerrado de antigas árvores, com hera nos troncos, fazendo ao longo da grade uma muralha de folhagem reluzente; e, emergindo abruptamente dessa copada linha de bosque assoalhado, subia no pleno resplendor do dia, destacando vigorosamente num relevo nítido sobre o fundo do céu azul-claro, o cume airoso da serra, toda a cor de violeta-escura, coroada pelo Palácio da Pena, romântico e solitário no alto, com o seu parque sombrio aos pés, a torre esbelta perdida no ar, e as cúpulas brilhando ao sol como se fossem feitas de ouro (...)".
Os Maias, Cap. VIII
Visita de Estudo a Lisboa e Sintra

18 de fevereiro de 2015

Na Rota Hoteleira da Serra da Estrela

No dia 11 de fevereiro,  os alunos do 12º F,  do Curso Profissional Técnico de Receção, acompanhados pelas professoras Ana Paula Fernandes, Rosa Macedo e Sandra Gamboa, visitaram vários emprendimentos turisticos situados na região da Serra da Estrela, com conceitos diferentes.
Começaram logo bem cedo,  por visitar as instalações da Pousada Serra da Estrela, edificio antigo recuperado, fiel ao original. Esta pousada integra um novo conceito de Unidades, de maior dimensão, já que conta com cerca de 95 quartos, é considerado um hotel de luxo com SPA.
Seguiram viagem em direção a Manteigas, onde fizeram uma pequena paragem, para depois subirem a Serra atá às Penhas Douradas, onde visitaram a Casa das Penhas Douradas. É um hotel e SPA de charme, bastante sóbrio. Os alunos tiveram a oportunidade de contactarem com diversos colaboradores de diversas áreas, nomeadamente da receção, restaurante, cozinha e SPA, que lhes relataram experiências da sua  vida profissional e transmitiram-lhes também, algumas dicas importantes para se ser um bom profissional.
Estava na hora do almoço, então deslocaram-se até ao Vale do Rossim e foi no snack bar ali existente que puderam recolher-se  do frio que se fazia sentir, pois a Serra estava coberta de muita neve e comer a sua refeição. Após o almoço, deslocaram-se alguns metros a pé, para visitarem o EcoResort do Vale do Rossim,   é um conceito distinto e original, onde todos os detalhes foram cuidadosamente planeados para que os clientes possam desfrutar da beleza natural da Serra da Estrela. O alojamento é realizado em tendas assentes sobre estacas “Tendas da Amazónia” cujo nome é “Yurt” e estão equipadas com casa de banho privativa com coluna de hidromassagem e Salamandra.
De seguida, continuaram a viagem em direção a Travancinha, uma freguesia do concelho de Seia, para visitarem uma aldeia dentro de outra aldeia, “Chão do Rio”. dispõe de casas rústicas, uma piscina exterior e bicicletas gratuitas. As acomodações em pedra tradicionais estão inseridas em ambientes naturais com um jardim e um rebanho de ovelhas. Os hóspedes poderão preparar as suas próprias refeições no conforto da sua acomodação. Após a visita às diversas casas e espaço envolvente, os alunos ouviram o relato da jovem empresária, que lhes contou como um sonho se tornou real, pois aquele projeto foi sonhado e foi possível ser posto em prática a par de muito trabalho, sacrifícios, empenho e muita paixão.
De regresso a casa, todos puderam fazer uma análise de tudo o que neste dia foi visitado e fazerem comparações entre as principais tendências de gestão e  os novos conceitos hoteleiros, de grande interesse para a sua área de estudos.


As Professoras: Ana Paula Fernandes, Rosa Macedo e Sandra Gamboa






13 de fevereiro de 2015

Alunos do Curso Profissional Técnico de Comércio visitaram o hipermercado Continente no SerraShopping

No passado dia 9 de fevereiro, pelas 14:00 horas, os alunos deslocaram-se até ao SerraShopping, com o objetivo de visitarem  o hipermercado e aí  observarem  as técnicas utilizadas no ponto de venda,  compreenderem a importância do merchandising na comunicação com o cliente,  verificarem como o merchandising é influente na tomada de decisão do cliente e  compreenderem o conceito abrangente de mercado.
Esta visita realizou-se no âmbito das disciplinas da componente técnica: Comunicar no Ponto de Venda e Comercializar e Vender, os alunos foram acompanhados pelas professoras Ana Paula Fernandes, Maria José Soares e Rosa Macedo.
Os alunos e professores foram muito bem recebidos pelos responsáveis da área Comercial, Recursos Humanos e Alimentar.
 Numa sala de reuniões,  foi projetado um filme sobre a evolução do comércio através dos tempos.
 De seguida, a colaboradora responsável pela área alimentar, deu uma explicação sobre procedimentos e técnicas de merchandising utilizados no ponto de venda.
Chegou então o momento de realizarem uma visita guiada por todos os setores do hipermercado, onde puderam observar toda a orgânica de funcionamento desta empresa. Foram também observadas, as regras de segurança e higiene no trabalho, bem como as exigências ao nível do controlo de  qualidade de todos os produtos. Na loja,  os alunos puderam ver a aplicação dos conhecimentos transmitidos em sala de aula no que concerne às técnicas de merchandising, tiveram oportunidade de observar muita  animação no ponto de venda.
Foi uma visita muito proveitosa, todos os objetivos foram cumpridos com grande sucesso.
A professora: Ana Paula Fernandes



Clube do Jornal

Visita de estudo a Elvas e a Campo Maior


Os alunos dos Cursos Profissionais de Organização de Eventos do 11º G, Técnico de Comércio 10º F e Técnico de Receção, 12º F, acompanhados pelos professores: Ana Paula Fernandes, Rosa Macedo, José Manuel Rodrigues, Célia Nunes e Esperança Milagre, realizaram uma visita de estudo no passado dia 29 de janeiro, a duas cidades situadas no alto alentejo, nomeadamente Elvas, onde os alunos do Curso Profissional Técnico de Receção tiveram a oportunidade de visitar de Receção a 1ª Pousada de Portugal,  que não perdeu o seu encanto, hoje Hotel Santa Luzia, é um empreendimento turistico, com muito charme, os quartos mobilados com mobília tipicamente alentejana, pintada á mão e com zonas comuns muito aconchegantes e bem cuidadas. Continua associada à mais famosa gastronomia alentejana, celebrizada pelo seu "Bacalhau Dourado" ou pelos "Pézinhos de Coentrada. Os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Organização de Eventos e do Técnico de Comércio, visitaram o Centro Histórico de Elvas, nomeadamente o Forte de Santa Luzia, a Sé e o Castelo.
Após o almoço,  fomos em direção a Campo Maior, onde fomos visitar o Centro de Ciência do Café. Com este  projeto, a Delta Cafés, do Grupo Nabeiro,  propõe  ultrapassar a tradicional conceção de museu, transformando-o num conceito mais abrangente, que visa não só reforçar a oferta cultural, mas também aumentar a oferta turístico-patrimonial da região onde se insere.
De seguida,  fomos visitar a Adega Mayor, sonho antigo do comendador Rui Nabeiro. Aqui encontra-se toda a área de produção, transformação da uva, vinificação, estágio e armazenamento.
Os objetivos definidos, no âmbito das disciplinas técnicas envolvidas nesta visita, foram cumpridos com sucesso.


A Professora responsável: Ana Paula Fernandes




9 de fevereiro de 2015

8 de fevereiro de 2015

Ajudas técnicas na mobilização


Os alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde efetuaram um treino sobre as ajudas técnicas utilizadas na mobilização.
Com a ajuda de muletas canadianas, os alunos treinaram a marcha e a subida e descida de escadas.
Com esta atividade os alunos constataram a importância da ajuda técnica se encontrar adaptada a cada utilizador, para que a postura corporal seja adequada e que esta deverá ser utilizada no lado oposto ao membro inferior lesionado, ao contrário do que muitas vezes se faz.
A originalidade da atividade levou a uma proposta da Coordenadora da BE/CRE, Dra. Isabel Lino, para que se faça um “Workshop” sobre o uso de canadianas, para professores e/ou alunos, tendo em conta que todos os anos existem alunos que se lesionam.
Mais novidades sobre o assunto dentro em breve. 
 O Professor de HSCGS: Steven Casteleiro