31 de janeiro de 2015

Visita ao Lar de S.José


Espetacular é a palavra que melhor descrever a empatia e o carinho imediato que se estabeleceu entre os alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, do 11ºE e os utentes do Lar de S. José, na Covilhã. Esta instituição centenária recebeu os alunos da nossa escola de braços abertos. O convívio, o afeto e as relações de amizade que se estabeleceram quase de imediato entre as duas gerações foi surpreendente e comovente. Os alunos do Curso Profissional proporcionaram momentos de convívio e animação, num dia considerado diferente e único. O Clube do Voluntariado, através da Dra. Regina Almeida e Dra. Maria do Carmo Neves contribuiu para esta experiência, através da oferta de sabonetes artesanais, feitos na escola. Para além desta lembrança, os alunos distribuíram ainda um exemplar do Jornal da escola, “Fio Condutor”. 
No final, os alunos despediram-se dos utentes do lar, com a promessa de um regresso para breve. A amizade que se estabeleceu foi tão veemente, que alguns dos idosos acompanharam os alunos até à porta, para se despedirem deles, apesar dos problemas de mobilização destes. Este convívio intergeracional vem provar que os alunos que frequentam o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde se encontram bem inseridos no curso e que, se for vontade deles, poderão prosseguir na sua vida profissional, a área dos cuidados com os idosos
O Professor de HSCG: Steven Casteleiro



26 de janeiro de 2015

Concurso Nacional de Leitura

Decorreu, na BE, a fase de escola do Concurso Nacional de Leitura. Os alunos do 3º ciclo e do secundário vieram dar provas de quão bons leitores eles são. Muito compenetrados, responderam aos questionários da obras literárias a concurso, dando o seu melhor para poderem alcançar a fase seguinte. Parabéns a todos por partilharem connosco o enorme prazer de ler!

25 de janeiro de 2015

Parlamento dos Jovens


Como tem sido hábito, a nossa escola está a participar ativamente no projeto “Parlamento dos Jovens”. Os alunos do terceiro ciclo aceitaram, com grande satisfação, o desafio dos seus professores e apresentaram as suas ideias. Este ano, a temática lançada para o terceiro ciclo intitula-se “Combate ao insucesso escolar”, debatida exaustivamente e com grande afinco por todos os intervenientes. Da discussão, resultaram quatro listas, que apresentaram as medidas consideradas mais pertinentes para a resolução do problema. Depois de publicitadas as listas e respetivas propostas, houve lugar à eleição, muito concorrida, dos deputados à sessão escolar, que aconteceu hoje, no auditório da escola.

A sessão decorreu com uma participação extremamente ativa e interessada dos jovens deputados, que exerceram ao mais alto nível os direitos e deveres de um cidadão. As propostas foram apresentadas, discutidas e analisadas até se chegar a um consenso. Também os candidatos foram eleitos democraticamente, seguindo em frente para a fase distrital os alunos André, Júlia, Rafael e Tiago. Parabéns a todos pelo exemplo que deram de como se deve exercer a cidadania!

12 de janeiro de 2015

Entrega de Diplomas e de prémios de "Quadros de Mérito, Valor e Excelência"


Como é seu apanágio, a nossa escola coloca os alunos no centro da sua vida. É para eles, com eles e por eles que, diariamente, unimos esforços para que lhes possamos dar o que encarregados de educação, pais, demais familiares e eles próprios esperam de nós. Incansavelmente, deitamos mãos à obra para fazer o que toda a comunidade pretende receber da escola - o sucesso e a felicidade dos seus estudantes.

E foi assim que, mais uma vez, antigos e atuais alunos responderam à chamada. Juntos, festejámos orgulhosamente o nosso 131º aniversário. De todas as actividades comemorativas, destaca-se a entrega de diplomas e de prémio dos “Quadros de Mérito, Valor e Excelência”. Muitos, agora com outros sonhos e outras vidas, regressaram ao sítio onde já foram tão felizes. Outros, consolidam um lugar que querem ver brilhar durante mais alguns anos. Todos mostraram uma grande emoção pelo reconhecimento do trabalho, da dedicação e dos resultados obtidos. 
Para os que já não estão, felicidades e boa sorte nesta nova fase da vossa vida. Aos que ainda ficam, continuação do excelente trabalho que têm vindo a demonstrar. A todos, muitos parabéns e mais uma enorme salva de palmas!








7 de janeiro de 2015

Agenda de JANEIRO - ESCM


Green Cork - Prémio para a ESCM

Mais um prémio para a nossa escola. Parabéns à turma do 12º D na disciplina de Materiais e Tecnologias e em especial à aluna Carolina Barata vencedora do concurso "Candeeiros de Cortiça" promovida pela Green Cork.