21 de fevereiro de 2013

Os temas do Parlamento dos Jovens analisados por quem mais sabe


No dia 15 de fevereiro de 2013, realizou-se na Escola Secundária Campos Melo uma palestra subordinada aos temas do Parlamento dos Jovens 2012/13. Esta sessão teve lugar no auditório da nossa escola, com uma duração aproximada de 90 minutos.
Hoje em dia, como todos nós sabemos, “crise” é já uma palavra que consta no nosso vocabulário do quotidiano. Mas será que nós enquanto jovens já nos dignamos pensar durante sequer dois segundos sobre o verdadeiro significado desta palavra, e se já, como a solucionar? O primeiro passo para mudar, é detetar onde está o problema, não é verdade? Então, é este o tema para o ensino básico este ano: «Como ultrapassar a crise?», e uma das muitas causas desta “crise” é o desemprego que continua dia após dia a aumentar. Aqui está o tema para o ensino secundário: «Os jovens e o emprego. Que futuro?».
Boa pergunta… Então ainda bem que, o jornalista António Tavares da Gazeta do Interior e o jornalista e director do Jornal do Fundão, Nuno Francisco, vieram fazer-nos uma breve visita para que nos pudessem esclarecer e tirar algumas dúvidas sobre os temas. A sua visão sobre estes assuntos, despertou-nos um maior interesse e responsabilidade em relação ao nosso país e aos seus reais problemas. Engenheiros, médicos, professores, e até membros do governo, quem desempenhará estes cargos e assumirá a responsabilidade necessária ao desenvolvimento de Portugal no futuro? NÓS!
Tal como nos transmitiram e muito bem: «O futuro de Portugal está nas nossas mãos!»

Maria Rita Garcia, 8º ano, 13 anos




17 de fevereiro de 2013

Domingos Amaral na ESCM

O escritor Domingos Amaral esteve na nossa escola no passado dia 7 de fevereiro e partilhou com os nossos alunos a sua experiência enquanto escritor, desvendando alguns pormenores desse trabalho que entende como um labor que exige dedicação, persistência, pesquisa e técnica.

A sessão foi muito interessante e participada, uma vez que os presentes, sobretudo os alunos, não deixaram de colocar questões ao escritor que a todas respondeu com algum humor e curiosidades à mistura.
A Professora de Português: Maria Cardoso

7 de fevereiro de 2013

Unhais da Serra tem muito para nos oferecer!...

Professores e alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Secretariado e Técnico de Receção foram conhecer esta vila que tão bem sabe receber!

Os alunos dos Cursos Profissional Técnico de Receção e Técnico de Secretariado, acompanhados pelas professoras: Ana Paula Fernandes, Maria Rosa Macedo e Lurdes Brás, realizaram uma visita de estudo no dia 23 de Janeiro de 2013 a Unhais da Serra, onde tiveram a oportunidade de visitar a Junta de Freguesia, a Praia Fluvial-Moinhos d’Água, a Casa Museu do Rancho Folclórico de Unhais da Serra e o H2otel.
Foram recebidos pelo tesoureiro da Junta de Freguesia Sr. Filipe Fabião que lhes deu as boas vindas e lhes mostrou as instalações nomeadamente a Sala da Assembleia de Freguesia, Sala de Atendimento e a Biblioteca.
De seguida, deslocaram-se à Praia Fluvial “A Prainha”, onde puderam desfrutar de um espaço magnífico junto à Ribeira de Unhais e aí assistiram a uma demonstração do funcionamento dos 3 moinhos, movidos pela água (energia hidráulica) que permite moer grãos de cereais diferentes, para a produção de farinha.
Continuando a visita, foram visitar a Casa Museu do Rancho Folclórico, onde puderam observar o magnífico espólio deste museu, nomeadamente,  os diversos utensílios utilizados antigamente pela população desta vila.
Ao chegar a hora do almoço, deslocáram-se  novamente para a Praia Fluvial, que se encontra numa área bem enquadrada no ambiente natural e  almoçáram  no restaurante que aqui se encontra.
Pelas 13h30m, deram entrada na receção do H2otel, onde foram recebidos pelas excelentes profissionais, responsáveis por este setor, que lhes deram as boas vindas.
Assim, divididos em 2 grupos, visitaram esta unidade hoteleira, acompanhados pelos responsáveis do Front-office que foram explicando como tudo funciona, destacando pormenores técnicos que caracterizam um atendimento de qualidade.
Dos vários setores por onde passaram destacam-se o Aquadome - 1º Mountain SPA do país, composto por Aquatermas, Aquafisico, Aqualudic e Aquacorpus e o setor de alojamento,  composto por 90 quartos, sendo 17 suites.
Os alunos tiveram a oportunidade de presenciar, como se realiza um check-in e um check-out, utilizando a aplicação informática adquada a estas tarefas,  próprias de um profissional de receção e admiraram a arte de bem receber espelhada na equipa de profissionais com quem tiveram o privilégio de contactar.
Foi uma visita muito interessante e proveitosa para todos, pelos conhecimentos transmitidos,  tendo em conta as competências Socioprofissionais que os cursos de Secretariado e de Receção exigem.
Os professores e alunos  agradecem ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia – Dr. António João Rodrigues, e ao seu tesoureiro – Sr. Filipe Fabião, ao  Presidente da Casa Museu do Rancho Folclórico - Sr. João António Alexandre Quintela e à Administração do H2otel, por nos  terem proporcionado um dia  muito  agradável  e enriquecedor que tão cedo não irão esquecer.
Alunos e professores do 10ºF e 11º G - CPTR/CPTS


video

4 de fevereiro de 2013

Espetáculo de Teatro "Em Inglês nos Entendemos"


O grupo disciplinar de Língua Inglesa, vai proporcionar,aos alunos desta Escola, uma ida ao teatro para assistir à peça"Em Inglês nos Entendemos", representada pela equipa do Teatro Azul – Companhia Profissional  e A Voz das Ideias, no Auditório da ESCM, no dia 8 de Fevereiro de 2013. 
“Em Inglês nos Entendemos” é uma peça de Teatro Bilingue e Didática, sobre a utilidade e a importância da Língua Inglesa no mundo contemporâneo e como instrumento de sucesso para os jovens, que procuram um futuro promissor. 
De forma divertida, os alunos serão confrontados com situações atuais e incentivados à aprendizagem da Língua Inglesa.
A Representante do Grupo de Inglês: Ana Maria Moura