31 de julho de 2012

BOAS FÉRIAS!!

"Eu ainda preciso de mais descanso saudável para trabalhar no meu máximo. Minha saúde é meu capital principal e eu tenho e quero administrá-la inteligentemente."

Boas Férias e...não se esqueçam de seguir este conselho de Ernest Hemingway.

20 de julho de 2012

ATL 2012 na ESCM

O ATL na ESCM decorreu entre 25/06/12 a 06/07/12 com o objetivo de ocupar os tempos livres dos jovens entre os 6 e 14 anos. O número total de participantes foi de 48. Na 1ª semana inscreveram-se 36 crianças e na 2ª semana 29, num total de 65 inscrições. As atividades foram muito diversificadas e interdisciplinares como por exemplo: a caminhada à serra da Estrela permitiu a recolha de folhas de diferentes árvores e algumas amostras de rocha que foram posteriormente estudadas em laboratório; ida à piscina; visita à Quinta da Lageosa com passeio a cavalo; ida ao SkiParque com aprendizagem para a prática de ski, tiro ao arco, barbata; ida ao Museu do Queijo com visita guiada, aprendizagem da tosquia e ordenha das ovelhas; com o Projeto de Educação para a Saúde foi dinamizada a atividade “Marcha pela Saúde”, que incluiu um percurso pedestre e um jogo de pistas com atividades lúdicas desportivas (“Caça ao Tesouro”) que decorreu no Jardim do Lago; uma ação de esclarecimento/sensibilização na sede dos Bombeiros Voluntários da Covilhã seguindo-se com o “Jogo da Segurança” que teve lugar no Jardim Público da Covilhã; visita á biblioteca Municipal com a participação da PSP num jogo de regras de segurança. Na escola, também foi realizada enumeras aprendizagens: nas atividades artísticas foram realizados fotogramas, separadores em goma-eva e porta retratos; na informática os participantes aprenderam os cuidados a ter com a utilização da Internet e participaram no concurso Netpaper; na da língua estrangeira os alunos puderam ver cinema, cantar Canções, fazer jogos e cozinhar “Galhetas” com os ingredientes dados em espanhol; nas atividades tecnológicas os participantes puderam trabalhar a madeira fazendo placas com o seu nome, observar e experimentar robôs, alguns puderam observar instalações elétricas e trabalhar com a soldadura de ferro construindo objetos usando a sua imaginação; nas atividades de matemática puderam relacionar os tempos dos instrumentos musicais com a disciplina, experimentar fazer música com vários instrumentos recorrendo á contagem de tempos, construir de instrumentos com sólidos geométricos, jogar jogos de semelhança de figuras de cálculo e destreza; No último dia foram as proporções dos ingredientes em espanhol que permitiram fazer umas bolachas deliciosas pelos participantes na cantina da escola que serviram de lanche para todos. 
O balanço é muito positivo pois apostar em atividades diversificadas e interdisciplinares abre novos horizontes aos nossos jovens e desperta o interesse para futuras iniciativas. 
 A Professora Coordenadora do Projeto: Ilda Santos
video

17 de julho de 2012

Clube de Robótica da ESCM soma e segue...


3º Lugar no Concurso Robô Bombeiro 2012
No presente ano de 2012 em que o Concurso Robô Bombeiro comemora o seu 10º aniversário, o Clube de Robótica da ESCM voltou a marcar presença, nesta que foi a sua 8ª participação consecutiva, e com um extraordinário grupo, dividido em duas equipas, constituídas pelos alunos Jorge Batista (9º Ano) e Luís Afonso (11º ano) e pelos alunos Miguel Barbosa (7º ano), Luís Rodrigues (10º ano) e David Morais (10º ano), respetivamente. No Concurso Robô Bombeiro, robôs móveis e totalmente autónomos têm por objetivo encontrar uma vela acesa, colocada aleatoriamente num de quatro quartos que constituem a arena e apaga-la, no menor tempo possível.
Depois de vários meses dedicados à construção e programação dos robôs e a treinos na arena de ensaios, com algumas dores de cabeça pelo meio, os alunos puderam verificar pela experiencia vivida, que o esforço constante e a dedicação permanente permitem ultrapassar muitos dos problemas técnicos inerentes a um projeto feito inteiramente de raiz que envolveu a construção de dois robôs.
E foi com grande satisfação que os nossos alunos viram o seu esforço ser recompensado novamente, desta vez com a atribuição do 3º e 4º lugar na Classe Standard. Juntam-se assim a muitos outros alunos da Escola Secundária Campos Melo que passaram pelo Clube de Robótica e cujo contributo permitiu a obtenção, ao longo destes últimos anos, de um 1º lugar, dois 3ºs lugares, um prémio do Júri de Melhor Robô e um prémio de Espírito Inventor.
 O professor responsável: José Barbosa


9 de julho de 2012

Alunas do 11ºE - 3º LUGAR Concurso “Se o meu telemóvel voasse”

As alunas do 11ºE participaram em Abril no concurso “Se o meu telemóvel voasse” promovido pelo Instituto de Apoio à Criança. O objetivo do concurso era realizar um filme de curta duração, utilizando apenas o telemóvel e tendo em conta o tema "As diferenças". A turma foi dividida em grupos e cada grupo criou um filme. Foram trabalhos muito interessantes e de grande variedade, atendendo ao tema global. É com satisfação que comunico que um dos grupos ganhou um prémio no seu escalão. Escalão D - alunos do ensino secundário e profissional · 3º LUGAR : Escola Secundária Campos Melo, Covilhã – Projeto “O Contraste”, autores: Inês Garcia, Jéssica Alves, Margarida Taborda, Melissa Nabais, Sara Fonseca. 
Parabéns e valeu a pena!!!!
A Professora: Ana Paula Rocha

O clube de teatro no 2º "ensinARTE"

O clube de teatro foi convidado a participar no 2º "ensinARTE", evento promovido pela ASTA e pelo Agrupamento de Escolas do Teixoso. Foi sem dúvida uma experiência interessante para os alunos.
A professora: Ana Paula Rocha

. "O simpático grupo da Campos Melo trouxe à "ensinARTE" um grupo de pretéritas personagens de renome mundial. O que tinham elas em comum? Fama e o mesmo gosto revivalista pelos loucos anos 20. Um desfile de personagens com dados biográficos à mistura, boa disposição e algumas soluções engenhosas por parte dos jovens atores Por trás de todo o texto: o enaltecimento do papel da mulher e das mulheres célebres que para isso contribuíram." 
O professor organizador: Rui Espinho

3 de julho de 2012

Escola Secundária Campos Melo na FIRST® LEGO® League

No passado dia 23 de Junho de 2012, na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica, no pólo do Tagus Park, em Porto Salvo, decorreu mais um torneio da edição portuguesa do FIRST LEGO League (FLL), sob o tema “Food Factor”. O programa da FLL envolve os jovens em desafios tecnológicos e científicos do mundo real. As equipas constroem robots baseados em componentes da LEGO® e desenvolvem projetos de investigação. Guiados pela sua imaginação e orientados pelos treinadores, os jovens descobrem diversas carreiras excitantes, aprendendo a contribuir para uma sociedade melhor. Pela primeira vez e em parceria com a Universidade da Beira Interior – Grupo NetGNA, a Escola Secundária Campos Melo esteve presente nesta extraordinária competição onde as capacidades e valores dos alunos são postos à prova a vários níveis (espírito de equipa, conhecimento científico, capacidade de inovação, desempenho na competição robótica, apresentação de projetos). Com uma equipa constituída por um amplo e diversificado grupo de alunos, com idades compreendidas entres os 12 e 16 anos, Miguel Barbosa (7º ano), Diogo Nunes (7º ano), Diogo Antunes (8º ano), Diogo Alves (8º ano), Jorge Batista (9º ano), Margarida Barbosa (9º ano), João Carriço (9º ano), Luís Rodrigues (10º ano) e David Morais (10º ano) tiveram a oportunidade inesquecível de sentir as emoções proporcionadas por um evento fantástico e único, durante um dia inteiro onde demostraram empenho e vontade em conseguir atingir os objetivos do torneio. Foi com grande satisfação e sentimento de missão cumprida que recebemos o 3º Troféu Melhor Desempenho Robótico. Este prémio veio contribuir para reforçar ainda mais a motivação para o conhecimento científico e tecnológico dos nossos alunos. Os alunos foram orientados pelos professores José Barbosa e Ricardo Bichinho da Escola Secundária Campos Melo e pelos membros da equipa UBI-NetGNA, João Dias, João Isento, Pedro Almeida, Artur Vieira coordenados pelo Prof. Doutor Joel Rodrigues.
video